Pesquisa acadêmica e indústria, unidas, "têm a força" ! Chegou a tela orgânica eletroluminescente flexível.

Uma aliança entre a pesquisa acadêmica e a indústria - iniciada pela Universidade de Kyoto, Pioneer, Mitsubishi Chemical e Rohm -, acaba de produzir dois periféricos de afixação flexíveis: um transmissor eletroluminescente orgânico (OLET, organic ligh emitting transistor) e um substrato transparente flexível, dotado de fraco coeficiente de dilatação térmica.

O OLET possui uma função de emissão luminosa eletroluminescente (EL), disposta em um transistor orgânico. Uma afixação de matriz ativa, família à qual pertence o OLET, requer um número bem menos importante de componentes que as afixações orgânicas EL convencionais, sendo os transistores e os dispositivos de emissão luminosa integrados.

A tecnologia desenvolvida necessita uma ordenação, lado a lado, sobre um substrato de resina, de dispositivos muito pequenos de emissão luminosa. Tal substrato, chamado fibra compósito bionano, é composto de nanofibras transparentes, de menos de 100 nm de diâmetro, que visam obter uma transmitância paralela de mais de 85% e eliminar a vulnerabilidade do substrato ao calor, que o deformaria.

No momento, o protótipo desenvolvido apresenta apenas uma afixação monocromática, mas a tecnologia será, em breve, capaz de fornecer afixações em cores. Logo será possível a criação de telas bem mais baratas, leves, flexíveis e não refratáveis que poderão, por exemplo, cobrir superfícies curvas das carrocerias de carros ou de outros produtos, segundo a Pioneer, Mitsubishi e Kyodai.

JCN Network, January 25, 2005 (Tradução - MIA).

Veja mais:

A dupla LED / OLED parece ser a bola da vez.