Computadores "movidos" a luz lenta.

Seu computador é rápido? Lento? Não acompanha sua velocidade e o deixa irritado, querendo sempre maior rapidez? Se não estiver ligado à "banda larga", faça-o! Talvez isso dê conta de sua ansiedade. Mas... e se não der? Não pense que tudo está perdido, informam cientistas da Universidade de Harvard (GB).

Pesquisas realizadas por eles mostram como átomos ultrafrios podem ser empregados para congelar e controlar a luz, a fim de constituir o coração ou a unidade central de um computador óptico.

E é aí que entra a solução (embora bem futura) de seu problema, pois os computadores ópticos poderão transportar a informação 10 (isso mesmo: dez!) vezes mais rapidamente que os dispositivos eletrônicos tradicionais, pulverizando, assim, o limite de velocidade intrínseca da tecnologia do silício.

Atualmente, para tratar a informação, são usados elétrons. A importância desse novo estudo está em que permitirá, agora, a criação de computadores extremamente velozes que, ao invés dos elétrons, utilizarão a luz.

Lene Hau conduzindo o experimento.

Uma das maiores autoridades no domínio da "luz lenta", a Professora Lene Hau, juntamente com sua equipe, tornou-se célebre por ter conseguido retardar a velocidade da luz - que normalmente viaja a 300.000 km por segundo -, conduzindo-a a uma velocidade inferior à de uma bicicleta.

Fazendo uso do mesmo aparelho, que contém uma nuvem de átomos ultrafrios de sódio, os pesquisadores conseguiram até mesmo "aprisionar" completamente a luz. Segundo a Professora Hau, isso poderá ter aplicações para as memórias das futuras gerações de computadores ópticos.

As pesquisas atuais da Professora Hau estão circunscritas à questão dos computadores ópticos. A pesquisadora calculou que átomos ultrafrios, conhecidos pelo nome de Condensado de Bose-Einstein (CBE) [1], podem ser utilizados para executar um "tratamento lógico controlado" com a ajuda da luz.

A amplitude e a fase de um pulso luminoso seriam degradadas na interação com a matéria, resultando na perda de toda a informação. Não obstante, as pesquisas da Professora Hau sobre a luz lenta mostraram, experimentalmente, que, em um Condensado de Bose-Einstein, esses atributos podem ser preservados. Acredita-se que tal dispositivo poderá vir a ser a unidade central de um computador óptico.

[1] CBE: gás formado de átomos que se encontram todos no mesmo estado quântico.

Techno-Science, 17 Avril, 2005 (Tradução/Texto - MIA).

Veja mais:
Atometrônica: uma disciplina do futuro que explora os átomos frios.