Pesquisadores brasileiros apresentam comunicações científicas na Academia de Ciências da França.

Realizou-se nos dias 10 e 11 de outubro p.p., na Académie de Sciences de France - Institute de France (Academia de Ciências da França - Instituto de França), em Paris, o Séminaire Inter-académique Franco-Brésilien (Seminário Interacadêmico Franco-Brasileiro), que reuniu membros das Academias de Ciências dos dois países. Na oportunidade foram realizados Colóquios de Química, Biologia, Física e Matemática.

No Colóquio de Química, realizado na Grande Salle des Séances, participaram - pelo lado brasileiro -, os acadêmicos Oswaldo Luiz Alves (Unicamp), Fernando Galembeck (Unicamp) e Henrique Toma (USP) que apresentaram, respectivamente, as seguintes comunicações:

"Porous Glass and Glass-Ceramics Based Integrated Chemical Systems"

"A New Chemisorption Model for the Electrostatic Charging of Insulators"

"Supramolecular Components for Molecular Electronics Devices"

Do lado francês participaram os acadêmicos Michel Pouchard (Université de Bordeaux I), Jacques Livage (Collège de France) e Gérard Ferey (Université de Versailles) com, respectivamente, as comunicações a seguir:

"La Chimie du Solide au Coeur des Problémes d'Energie du Siécle qui Commence"

"Life in Glasses"

"Microporous Materials"

Ainda dentro da programação do Séminaire foi realizada a solenidade de entrega da comenda da L'Ordre National de la Légion d'Honneur do Governo Francês, ao matemático brasileiro Jacob Pallis. O seminário encerrou-se com uma Séance Plénière (Sessão Plenária) na qual discursaram o Presidente da Academia de Ciências da França, Édouard Brézin, e o Presidente da Academia Brasileira de Ciências, Eduardo Krieger, além de autoridades francesas e brasileiras que focalizaram o êxito das relações entre França e Brasil no âmbito da ciência e tecnologia.

No dia 12 foi realizado o Colloque Franco-Brésilien de Coopération Scientifique et Technologique (Colóquio Franco-Brasileiro de Cooperação Científica e Tecnológica), ocasião em que foi feita uma avaliação de vários programas de cooperação envolvendo o MCT, CNPq, CNRS e IRD. O Colóquio foi realizado nas renovadas e magníficas instalações do Collége de France, em Paris.

LQES NEWS, Número 90, 17 de outubro de 2005.

Nota do Managing Editor: maiores informações sobre a programação dos Colóquios de Biologia, Matemática e Física podem ser solicitadas à Academia Brasileira de Ciências (http://www.abc.org.br/).