Uma foto do átomo ? Pois não !

Manter os átomos em "rédea curta" para, assim, poder controlar os movimentos e reações dos mesmos deve ser algo - diga-se de passagem -, almejado por muitos pesquisadores. Pois é, não se trata de utopia, esse desejo está prestes a ser concretizado.

Na Dinamarca, pesquisadores da Fundação Dinamarquesa de Pesquisa Fundamental acabam de criar um novo centro de pesquisa para "filmagens moleculares", objetivando filmar o movimento dos átomos. A fundação irá se valer das facilidades comuns de outros centros europeus: Hamburgo (Alemanha), Grenoble (França) e Universidade de Standford (Noruega).

Resultados de experiências e interpretações teóricas servirão para que os pesquisadores mostrem como os átomos se deslocam no decurso das reações químicas. Assim, através de novos métodos que têm em mira desenvolver, acreditam que poderão dirigir e controlar não só o movimento, mas também as reações dos átomos.

Será possível, por exemplo, otimizar o funcionamento de enzimas, dado que suas reações em nível atômico serão conhecidas. A Universidade de Standford será o lugar preferencial para a realização das experiências, enquanto as interpretações teóricas estarão a cargo de pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) e do Riso National Laboratory (ambos dinamarqueses).

Em virtude da baixa performance das técnicas fotográficas, até agora não havia sido possível filmar o movimento dos átomos. Pulsos de raios X extremamente curtos (da ordem de femtosegundos (10-15 segundos) são requisitos básicos.

O pesquisador do Instituto de Química da Universidade Técnica da Dinamarca, Niels Engholm Henriksen, acredita que, "num futuro próximo, a técnica fotográfica estará suficientemente avançada para realizar esse tipo de medida".

Riso National Laboratory (http://cmm.risoe.dk), consultado em janeiro de 2006 (Tradução/Texto - MIA).

Nota do Managing Editor: veja animação produzida pelo Centre of Molecular Movies, mostrando experimento de pump-probing (bombeamento e prova), clicando aqui.