As constantes físicas universais não são mais as mesmas !

Em princípio, e é isto mesmo o que lhe dá seu nome, as constantes são grandezas físicas que têm o mesmo valor em todas as circunstâncias. Os físicos perseguem de perto, portanto, as provas de suas variações. Pesquisadores holandeses acreditam ter evidenciado a inconstância de uma dessas grandezas de referência: a relação entre a massa do próton e aquela do elétron. Em teoria, um próton é 1.836, 153 vezes mais pesado que um elétron. Essa relação teria diminuído de 0,002%, em 12 bilhões de anos.

Para obter esse resultado, a equipe de Wim Ubachs, da Universidade Livre de Amsterdã (Holanda), observou em laboratório como um gás frio de moléculas de hidrogênio absorvia a luz ultravioleta. As freqüências absorvidas por uma molécula de hidrogênio revelam as massas relativas das partículas subatômicas.

Medidas de moléculas de hidrogênio feitas com este sistema laser sugerem que as constantes universais modificam seus valores através do tempo.

Créditos: Laser Center, Vrije University (Holanda)

Em seguida, Ubachs e seus colegas compararam seus resultados com observações realizadas sobre nuvens de hidrogênio a 12 bilhões de anos luz da terra, iluminadas por quasars. A análise da fraca luz que nos chega na saída desse longo périplo permite igualmente deduzir a relação de massa do elétron e do próton na molécula de hidrogênio.

Se tais observações forem confirmadas, trata-se de uma descoberta que irá revolucionar a física, uma vez que toda a variação, mesmo que mínima, do valor das constantes universais, requer um novo quadro teórico e cosmológico, salienta Victor V. Flambaum, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. Este acrescenta que se as constantes universais variaram no tempo, isso poderá confirmar a coerência da teoria das cordas, que supõe um universo com dimensões múltiplas.

Science News (www.sciencenews.org), consultado em 05 de maio de 2006 (Tradução - MIA).