No Brasil, grande salto nas Nanotecnologias : Unicamp dá partida ao primeiro Microscópio FIB do hemisfério sul.

Custando cerca de 1 (hum) milhão de dólares, o equipamento foi financiado pela Fapesp- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, dentro do Programa de Equipamentos Multiusuários.

Pesquisadores brasileiros podem, agora, contar com uma ferramenta importante para o desenvolvimento de pesquisas em nanotecnologias. Trata-se do microscópio FIB/SEM, do inglês Focused Ion Beam/Scanning Electron Miscroscopy, modelo NanoLab200, fabricado pela empresa FEI, da Holanda.

O projeto "Nanofabricação e Análise de Materiais Nanoestruturados por Feixe de Íons Focalizados" tem como pesquisadores principais os Profs. Jacobus Swart (Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação/CCS - Centro de Componentes Semicondutores), Newton Frateschi (Instituto de Física/CCS) e Oswaldo Alves (Instituto de Química/LQES), todos da Unicamp. Além destes pesquisadores, conta ainda com a participação do Prof. Fernando Galembeck (Instituto de Química), também da Unicamp.

Vista Geral do FIB/SEM NanoLab200.

Créditos: CCS (Unicamp)

Uma importante característica deste equipamento é sua resolução. Pode atingir diâmetros mínimos para os feixes de 1,1 nm para elétrons e 7 nm para íons. Segundo o Prof. Stanislav Moshkalev (Centro de Componentes Semicondutores), responsável pela instalação e operação do equipamento, neste momento, a resolução está em 1,3 nm, para o modo SEM, estando sendo realizada a calibração para o modo que utiliza íons de Ga (corte e erosão). No equipamento em questão podem ser realizados cortes, deposição de metal (Pt) para nanocontatos e soldas, deposição de isolante (óxido de silício). O treinamento dos primeiros usuários se deu no período de 4 a 23 de junho p.p., no CCS, local em que o instrumento está instalado.

Vista lateral da Câmara de Trabalho do FIB/SEM NanoLab200.

Créditos: CCS (Unicamp)

A instalação do NanoLab foi realizada com recursos do Centro de Componentes Semicondutores e do Instituto de Química (FINEP, LQES e outros).

Vários estudos serão realizados com o NanoLab200, destacando-se: fabricação, modificação e caracterização de vários tipos de materiais nanoestruturados: nanotubos e nanofios orgânicos e inorgânicos, polímeros, materiais optoeletrônicos; estudos fundamentais de novos materiais, fabricação de novos dispositivos micro e nanoeletrônicos (transistores, detectores, atuadores), sendo utilizados como "blocos de construção" nanotubos de carbono, nanofios de diversos materiais, folhas de grafeno, etc.

A aquisição e operação do equipamento criam um grande diferencial para as pesquisas em Nanotecnologia, na Unicamp, na medida em que é o primeiro equipamento deste tipo instalado no hemisfério sul (um verdadeiro nanolaboratório), que abre perspectivas para o país na realização de projetos inovadores na área de fabricação e caracterização em escala nanométrica. Uma singularidade do equipamento é a integração de múltiplas funções num único equipamento.

Os trabalhos com o NanoLab serão realizados em conexão com outros estudos, previstos no projeto "Instituto do Milênio - Tecnologias de Micro e Nanoeletrônica para Sistemas Integrados Inteligentes" e Instituto do Milênio de Materiais Complexos, relacionados com o estudo da morfologia de materiais nanoestruturados.

LQES NEWS, Ano V, Número 108, 01 de agosto de 2006.