Com estudo de genética bacteriana, bioplásticos ganham novo aliado.

O patrimônio genético da bactéria Ralstonia eutropha, inofensiva para a saúde humana e produtora de bioplásticos, acaba de ser decifrado.

Os dois cromossomos dessa bactéria contêm 6116 genes. A função de 4000 dentre eles já foi identificada. É um passo decisivo em direção da elaboração de novos tipos bacterianos, capazes de fabricar novos bioprodutos sob medida.

A Ralstonia eutropha pode fabricar um grande número de bioplásticos, graças à sua engenharia enzimática, bastante robusta e flexível, em função das fontes nutritivas que ela recebe. Pode, igualmente, produzir combustíveis, assim como complexos fotoativos para a produção de hidrogênio.

Bactéria Ralstonia eutropha.

Créditos: Geoscience

Trata-se de uma bactéria presente no solo e nas águas frias. A Ralstonia eutropha armazena o poliéster como fonte de energia. Outros tipos bacterianos também possuem essa propriedade.

Na Universidade Humboldt, em Berlim (Alemanha), cientistas do Instituto de Microbiologia já lograram fabricar bioplásticos com esse tipo de bactéria. Estes são utilizados, por exemplo, para a fabricação de frascos biodegradáveis de xampu.

Para um futuro próximo, os pesquisadores desejam alargar o espectro de produção dessas bactérias. Acabam de identificar 53 genes, candidatos, que poderão ser responsáveis por novas reações para a fabricação de poliéster e que apresentam ainda grande potencial para a fabricação de novas substâncias.

Die Welt, September 11, 2006 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração apresentada nesta matéria não faz parte do texto original e foi obtida em www.google.com.