No ar, avião equipado com uma cela a combustível.

Nos arredores de Berna (Suíça) foi realizado, com sucesso, o primeiro vôo de um modelo de avião equipado com uma cela a combustível. O avião, batizado como "HyFish", desenvolvido pelo DLR (Centro de Pesquisa Aeroespacial Alemão), em parceria com indústrias, pesa 6 kg, tem uma envergadura de 1 metro e um comprimento de 1,2 metro.

Os pesquisadores do Instituto de Termodinâmica do DLR, em Stuttgart, Alemanha, conseguiram integrar em um volume restrito uma pilha a combustível em sua integralidade, permitindo assim ao sistema poder funcionar.

HyFish que funciona com uma cela a combustível.

Créditos: SmartFish

A cela a combustível a base de eletrólito polimérico (PEFC - Proton Exchange Membrane Fuel Cell) produz uma potência de 1 kW, para uma massa total de 3 kg, incluindo o sistema de produção de hidrogênio. O reservatório de hidrogênio a alta pressão compreende 200 litros e permitirá um vôo com uma duração da ordem de 15 minutos. A pilha a combustível serve para alimentar uma hélice situada no interior do aparelho.

O projeto HyFish tem como principal objetivo servir de plataforma de demonstração para os pesquisadores, permitindo-lhes, assim, testar a potência das pilhas a combustível.

O modelo será apresentado por ocasião da Feira de Hannover (Hannover Messe), que tem lugar de 16 a 20 de abril, 2007.

Press Release do DLR, April 03, 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração que figura nesta notícia não faz parte da matéria original e foi obtida em www.google.com.