Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Nanotecnologias : convergência ou divergência ?

No âmbito de sua atividade prospectiva, a rede européia ERA-NET SKEP (Scientific Knowledge for Environmental Protection), que reagrupa 17 ministérios de agências que financiam a pesquisa sobre o meio ambiente em 11 países diferentes, acaba de publicar os resultados impressionantes de uma pesquisa realizada no fim de 2007.

748 peritos, oriundos da esfera pública (80%) e da comunidade científica (65%), expressam suas opiniões sobre a hierarquia de riscos e sua irreversibilidade, a necessidade de regulações no campo da convergência entre as nanotecnologias, as biotecnologias, as tecnologias da informação e as ciências cognitivas. As nanopartículas livres são consideradas de alto risco para 41% das pessoas sondadas e tendo efeitos desconhecidos para 32,7% dentre elas. Estes são os dispositivos nano-bio que suscitam a maior desconfiança social. A maioria dos respondentes estima que é preciso adaptar as legislações atuais: 69% para a etiquetagem, 73% para a traçabilidade, 59% para a confiança dos produtores, 66% para modificar o regulamento Reach, 71% para proteger os trabalhadores.

Na cabeça das ações prioritárias, os sondados colocam a informação e a discussão pública (46,2%).

A sondagem já foi apresentada na Cité Internationale Universitaire de Paris (França) , no último 28 de fevereiro, diante de cinqüenta peritos europeus, reunidos em oficina de prospectiva, sob a organização da ADEME (Agência Francesa de Meio Ambiente e Uso da Energia) e do MEDAD (Ministério da Ecologia, Energia, Desenvolvimento Sustentável e Ocupação Territorial da França).

Nessa ocasião, Bernadette Bensaude Vincent, filósofa e historiadora de ciências, da Universidade de Paris X explicitou o "novo regime da ciência e de produção dos saberes" que emerge desde 1980. Terminou a abordagem linear baseada sobre o motor exploratório da curiosidade, o controle único dos pares, os quadros disciplinares e universitários...





Capa do documento contendo os resultados da pesquisa.



Estamos, doravante, num modo de pesquisa puxado pelo aplicativo, organizado de maneira transdisciplinar e multissituado, e sensível à competitividade internacional. "Hoje, a objetividade não é mais a garantia pela autoridade acadêmica, mas pelas experiências pluralistas abertas às partes que se interessam pela oferta", sublinhou ela. As fronteiras se esfumam entre o inanimado, a matéria e o espírito, entre a natureza e os artefatos, entre técnica e política. O programa NBIC - (definido pelo relatório americano de 2002) é uma extensão à sociedade da convergência das ciências em um projeto técnico. Ora, certos cientistas consideram que o real resiste e que as políticas que defendem esse programa ameaçam a autonomia das ciências".

E conclui "Pode-se defender a convergência sem aderir aos valores tecnocráticos que subentendem o projeto americano?"

VivaAgora, 17 de março, 2008 (Tradução - MIA).


Nota do Scientific Editor: o Relatório completo de que trata a pesquisa pode ser acessado em http://www.skep-era.net/site/files/WP6 _ deliverable6.3.pdf.

NBIC é um acrônimo para Nanotechnology, Biotechnology, Information Technology and Cognitive Science, usado de forma corrente como o termo mais popular para as tecnologias emergentes e convergentes. Foi introduzido no discurso público através da publicação "Converging Technologies for Improving Human Performance", um relatório financiado, em parte, pela U.S. National Science Foundation.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco