Material poroso mostra alta performance para estocar CO2.

Seqüestrar o dióxido de carbono (CO2) é um dos principais desafios na agenda dos cientistas para lutar contra o aquecimento global e suas conseqüências. Nessa área, químicos franceses de vários laboratórios associados ao CNRS acabam de estabelecer um recorde.

Criada pela equipe de Gerard Férey, no Instituto Lavoisier (CNRS/Universidade de Versailles Saint Quentin-en-Yvelines), MIL-101 é o material de maior performance para estocar o CO2, principal gás de efeito estufa. Esses trabalhos foram publicados recentemente na revista Langmuir.

Reduzir o teor de dióxido de carbono na atmosfera é, nos dias atuais, prioridade incontestável. Os químicos compreenderam o problema rapidamente, concebendo materiais porosos, capazes de "seqüestrar" esse gás.

Pesquisadores de diferentes laboratórios associados ao CNRS acabam de mostrar que o pó MIL-101 (Material do Instituto Lavoisier) constitui o melhor material para estocagem de CO2 à temperatura ambiente: um metro cúbico desse material é capaz de armazenar perto de 400 m3 de gás carbônico a 25o C, contra 200 m3 de CO2 para os melhores sólidos comercializados atualmente.

Vista em perspectiva dos dois tipos de cavidade existente no MIL-101. Estas cavidades se constituem em excelentes "armadilhas" para o dióxido de carbono.

Créditos: G. Férey (CNRS)

Esse notável resultado foi possível graças a um excelente domínio da estrutura desse sólido. Os químicos do Instituto Lavoisier são os únicos, até o momento, capazes de sintetizar um material cujo tamanho dos poros (3,5 nm) permite captar tanto dióxido de carbono como metano. Seus trabalhos revelaram não apenas as performances promissoras desse sólido, mas, igualmente, possibilitaram compreender, experimental e teoricamente, o mecanismo de fixação do CO2 nos poros.

Numerosas aplicações industriais poderão ser encontradas para esse material, que poderá ajudar também na luta contra o aquecimento global. Mas os pesquisadores não pretendem parar por aí! Já concebem uma nova geração desse material, com capacidade de estocagem ainda maior.

Enerzine, 06 mai, 2008 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: a publicação científica que deu origem a esta notícia, de título "High Uptakes of CO2 and CH4 in Mesoporous Metal-Organic Frameworks MIL-100 and MIL-101", de autoria de P. L. Llewellyn, S. Bourrelly, C. Serre, A. Vimont, M. Daturi, L. Hamon, G. De Weireld, J.-San Chang, D.-Y. Hong, Y. K. Hwang, S. H. Jhung and G. Férey, foi publicada na revista Langmuir, DOI. 10.1021/1a800227x.

Assunto conexo:

Novas armadilhas para aprisionar o CO2: sólidos porosos dão conta do recado!