Descoberta capital feita por químicos canadenses.

O desenvolvimento de um método de química verde para separar o óleo e a água, feito pelo químico Philip Jessot (Departamento de Química da Queen's University, Canadá) e sua equipe, foi reconhecido pelo Instituto de Química do Canadá como uma das descobertas químicas canadenses mais importantes dos cem últimos anos. Essa tecnologia de ponta, que respeita o meio ambiente, foi apresentada na revista Canadian Chemical News. De fato, esse periódico, que trata dos avanços no terreno da química, apresentou em seu número de maio uma lista de vinte descobertas em química, das quais oito foram trabalhos que levaram ao Prêmio Nobel.

Professor Philip Jessop e a estudante de graduação Yingxin Liu.

Créditos: Stephen Wild

O método reversível do Dr. Jessop de separação do óleo e da água utiliza dióxido de carbono e ar para ativar ou desativar o processo de emulsão. Essa descoberta é promissora como alternativa, sem riscos para o meio ambiente, nos procedimentos de recuperação de óleo e nos procedimentos químicos de fabricação que produzem grandes quantidades de subprodutos tóxicos.

Essa descoberta tem, igualmente, um amplo campo de aplicação para as indústrias e na proteção ambiental, como, por exemplo, na separação de óleo da areia, em areias betuminosas encontradas em Alberta, no Canadá.

Press Release Queen's University Centre (http://www.queensu.ca/), consultado em 03 de junho, 2008 (Tradução - MIA).