Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Hidrogênio e Energia Solar : uma dupla que promete !


Pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisa Aeroespacial (do alemão, DLR) conseguiram sintetizar hidrogênio graças à energia solar e sem emissão de CO2 em uma instalação piloto de 100 Kilowats, situada na Espanha.

De longe, a energia solar é a forma de energia mais amplamente disponível na terra. Quanto ao hidrogênio, ele é uma fonte de energia particularmente interessante, considerando-se sua densidade energética, posto que sua combustão não libera senão calor e água. O sucesso dos pesquisadores do DLR abre novas possibilidades de armazenamento da energia solar sob forma de hidrogênio.

O Departamento de Pesquisa Solar, do Instituto de Termodinâmica Técnica do DLR, trabalha a mais de seis anos no desenvolvimento de reatores inovadores para a decomposição termoquímica solar da água, no âmbito dos projetos europeus HYDROSOL I e II. Nesses reatores, a água é decomposta em hidrogênio e oxigênio, com a ajuda de energia solar, sem passar pela produção de corrente elétrica. Os resultados das pesquisas, obtidos até o presente em instalações de 10 kW, poderão doravante ser incrementados, com sucesso, para uma potência de 100 kW.

A instalação espanhola Plataforma Solar de Almeria (PSA), equipada com um reator solar inovador, desenvolvido pelo DLR, constitui, em função de seu tamanho e sua automatização, um protótipo importante para as futuras instalações industriais. O reator é aquecido até 800 a 1.200 graus Celsius, graças a uma irradiação solar concentrada. A essas temperaturas, é possível obter hidrogênio a partir de água. Após uma especificação térmica detalhada da instalação solar, esta foi recentemente equipada com absorvedores solares, cujo revestimento específico permite "quebrar" a água e produzir, assim, hidrogênio, sem liberar CO2. Os rendimentos atingidos ultrapassam as expectativas dos pesquisadores.





Plataforma Solar de Almeria (PSA), Espanha.

Créditos: PSA.



Nos próximos meses, os testes de produção de hidrogênio sobre a torre SSPS (Small Solar Power System), da PSA, prosseguirão intensivamente. Trata-se principalmente de otimizar as condições de exploração e a eficiência de instalação. Testes complementares sobre outros tipos de revestimentos deverão permitir determinar qual material é o mais apropriado.

A instalação de 100 kW é concebida de modo modular. Assim, um incremento de sua potência até a escala do MW está sendo considerado. Isso será possível via multiplicação das unidades de reator existentes e sua conexão às fazendas solares de tamanho adequado, já utilizadas comercialmente para a produção de eletricidade, principalmente na Espanha.

O projeto HYDROSOL é financiado por um consórcio entre alemães, espanhóis, gregos, dinamarqueses e britânicos. Os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento do HIDROSOL I, em função de seu alcance potencial, foram recompensados com o Prêmio Europeu de Pesquisa Descartes e o Technical Achievement Award, da Consórcio Internacional para a Economia do Hidrogênio (IPHE).


DLR (Tradução - MIA).


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco