Hidrogênio e Energia Solar : uma dupla que promete !

Pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisa Aeroespacial (do alemão, DLR) conseguiram sintetizar hidrogênio graças à energia solar e sem emissão de CO2 em uma instalação piloto de 100 Kilowats, situada na Espanha.

De longe, a energia solar é a forma de energia mais amplamente disponível na terra. Quanto ao hidrogênio, ele é uma fonte de energia particularmente interessante, considerando-se sua densidade energética, posto que sua combustão não libera senão calor e água. O sucesso dos pesquisadores do DLR abre novas possibilidades de armazenamento da energia solar sob forma de hidrogênio.

O Departamento de Pesquisa Solar, do Instituto de Termodinâmica Técnica do DLR, trabalha a mais de seis anos no desenvolvimento de reatores inovadores para a decomposição termoquímica solar da água, no âmbito dos projetos europeus HYDROSOL I e II. Nesses reatores, a água é decomposta em hidrogênio e oxigênio, com a ajuda de energia solar, sem passar pela produção de corrente elétrica. Os resultados das pesquisas, obtidos até o presente em instalações de 10 kW, poderão doravante ser incrementados, com sucesso, para uma potência de 100 kW.

A instalação espanhola Plataforma Solar de Almeria (PSA), equipada com um reator solar inovador, desenvolvido pelo DLR, constitui, em função de seu tamanho e sua automatização, um protótipo importante para as futuras instalações industriais. O reator é aquecido até 800 a 1.200 graus Celsius, graças a uma irradiação solar concentrada. A essas temperaturas, é possível obter hidrogênio a partir de água. Após uma especificação térmica detalhada da instalação solar, esta foi recentemente equipada com absorvedores solares, cujo revestimento específico permite "quebrar" a água e produzir, assim, hidrogênio, sem liberar CO2. Os rendimentos atingidos ultrapassam as expectativas dos pesquisadores.

Plataforma Solar de Almeria (PSA), Espanha.

Créditos: PSA.

Nos próximos meses, os testes de produção de hidrogênio sobre a torre SSPS (Small Solar Power System), da PSA, prosseguirão intensivamente. Trata-se principalmente de otimizar as condições de exploração e a eficiência de instalação. Testes complementares sobre outros tipos de revestimentos deverão permitir determinar qual material é o mais apropriado.

A instalação de 100 kW é concebida de modo modular. Assim, um incremento de sua potência até a escala do MW está sendo considerado. Isso será possível via multiplicação das unidades de reator existentes e sua conexão às fazendas solares de tamanho adequado, já utilizadas comercialmente para a produção de eletricidade, principalmente na Espanha.

O projeto HYDROSOL é financiado por um consórcio entre alemães, espanhóis, gregos, dinamarqueses e britânicos. Os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento do HIDROSOL I, em função de seu alcance potencial, foram recompensados com o Prêmio Europeu de Pesquisa Descartes e o Technical Achievement Award, da Consórcio Internacional para a Economia do Hidrogênio (IPHE).

DLR (Tradução - MIA).