Nanopartículas virais abrem a possibilidade para uma vacina antibronquiolite.

Os vírus VSR (Vírus Sincicial Respiratório, do inglês, RSV - Respiratory Syncytial Virus), responsáveis por 70% das bronquiolites humanas e bovinas, são diferentes, mas próximos. ("A bronquiolite é uma doença caracterizada por uma inflamação dos bronquíolos, geralmente causada por uma infecção viral"). A proteína da nucleocápside, ou seja: do invólucro de proteção do conjunto de genes do vírus, ou proteína N, apresenta 94% de homologia entre os vírus humano e bovino. Majoritária em termos de quantidade no vírus, a proteína N é, não obstante, muito difícil de ser purificada e obtida em grande quantidade, em virtude de sua fortíssima propensão de se aglutinar. Ela também não foi senão muito pouco utilizada na formulação da vacina, apesar de suas propriedades fortemente antigênicas, dito de outro modo: próprias para induzir uma resposta imunológica.

Ora, desenvolvendo um sistema de produção por engenharia genética, patenteado pelo INRA (Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica, França), os pesquisadores da Unidade de Virologia e Imunologia Moleculares, do Centro INRA/Joux-en-Josas, conseguiram resolver o problema da disponibilidade da proteína N. Sintetizada nas bactérias, esta foi purificada sob a forma de nanopartículas circulares, chamadas N SRS (N Sub Nucleocasid Ring Structure), compostas de uma dezena de unidades N.

O vírus VSR é transmitido pelas mãos, ingestão de água e alimentos contaminados e pelo ar respirado, atacando as vias respiratórias.

Créditos: MMJ.

Em contato com as mucosas das vias respiratórias de ratos, essas nanopartículas protegeram os ratos contra o vírus VSR humano. Duas administrações sucessivas de nanopartículas permitiram diminuir fortemente a multiplicação do vírus nos pulmões. Testes de vacinação subcutânea se mostraram bem menos eficazes, sugerindo assim que uma interação entre os N SRS e as células imunológicas das mucosas respiratórias é necessária para uma imunidade local protetora contra a infecção viral.

A utilização de nanopartículas N SRS é a primeira estratégia de vacinação eficaz antibronquiolite utilizando a proteína N. Muito imunogênica por via nasal, essa estrutura parece ser uma solução anti-VSR bastante promissora no homem e em animais. Resta, agora, definir a formulação exata das vacinas, especialmente a escolha dos adjuvantes - substâncias que modulam a imunogeneticidade de uma vacina -, para obter uma proteção durável e eficaz contra a bronquiolite que, lembremo-nos, é uma doença das vias respiratórias que ataca sobretudo crianças de menos de dois anos, mas também os bovinos "jovens".

INRA (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia: "Sub-Nucleocapsid Nanoparticles: A Nasal Vaccine against Respiratory Syncytial Virus", de autoria de X. Roux, C. Dubuquoy, G. Durand, T-L. Tran-Tolla, N. Castagné, J. Bernard, A. Petit-Camurdan, J.-F. Eléouët and S. Riffault, foi publicado na revista PLoS ONE, volume 3, número 3, e1766, DOI: 10.1371/journal.pone.0001766, 2008.