Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Depois do grafeno e do grafano, o grafono, um semicondutor magnético.

A equipe de pesquisadores da Virginia Commonwealth University (EUA), Peking University, em Beijing (China), Chinese Academy of Science, em Shanghai (China) e Tohoku University, em Sendai (Japão) usou modelagem computacional para realizar o design de um novo material, o grafono, derivado do conhecido grafeno.





Folha ferromagnética de grafono.

Créditos: Nano Letters.



O grafeno, criado em laboratório pelos cientistas há cinco anos, é 200 vezes mais resistente que o aço, seus elétrons apresentam alta mobilidade e ele tem propriedades óticas e de transporte bastante peculiares. Alguns especialistas acreditam que o grafeno é mais versátil que os nanotubos de carbono, e a habilidade em tornar o grafeno magnético potencializa novas aplicações desses materiais em spintrônica, área que explora o spin do elétron para memória e processamento de dados.

Apesar das propriedades do grafeno poderem ser significativamente modificadas pela introdução de defeitos e pela saturação com hidrogênio, tem sido bastante difícil para os cientistas manipular a estrutura para torná-lo magnético.

"O novo material que estamos prevendo, o grafono, torna o grafeno magnético, controlando simplesmente a cobertura de hidrogênio, ou seja, quanto de hidrogênio é colocado na sua superfície. Este procedimento evita as dificuldades encontradas para sintetizar grafeno magnético", disse Puru Jena, professor do Departamento de Física da Virginia Commonwealth University.

"Existem muitas maneiras de engenheirar novos materiais funcionais simplesmente mudando sua composição e estrutura. Nossa descoberta pode guiar os pesquisadores, no futuro, para obter este material no laboratório e explorar o seu potencial de aplicação tecnológica", disse Jena.

"Um dos impactos importantes desta pesquisa é que a semi-hidrogenação fornece uma maneira peculiar de sintonizar o magnetismo. A folha de grafono ferromagnética terá possibilidade de aplicações nos dispositivos à base de grafeno sem precedentes", disse Qiang Sun, professor associado à equipe da Virginia Commonwealth University.

(1) O grafeno possui uma cobertura completa de hidrogênio, enquanto no grafono apenas metade dos átomos de carbono do grafeno é coberta com hidrogênio (semi-hidrogenação).

Science Dayly (Tradução - AGS).


Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia, de título "Ferromagnetism in Semihydrogenated Graphene Sheet", de autoria de J. Zhou, Q. Wang, Q. Sun, X. S. Chen, Y. Kawazoe e P. Jena foi publicado on-line na revista Nano Letters, podendo ser acessado no link http://dx.doi.org/10.1021/nl9020733.


Assuntos Conexos:

Superfícies metálicas possibilitam crescimento de nanoilhas de grafeno.

Grafenos: mais um método de preparação disponível.

Grafano e Grafeno: os primos se encontram.

Grafenos: futuro da miniaturização?

Grafeno novamente em foco!

Grafeno: o "queridinho" dos componentes eletrônicos e circuitos integrados.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco