Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Metamaterial supercondutor poderá dar as cartas !

Um metamaterial é um material compósito artificial com propriedades não naturais.
Na área da física e do eletromagnetismo em particular, este termo foi cunhado a partir dos anos 2000 e dos trabalhos do físico inglês Pendry. Nessa área, de fato, tal material pode, por exemplo, permitir que circule, em sua superfície, ondas eletromagnéticas, sem absorvê-las nem refleti-las como faz um material "normal".

Suponhamos, então, um objeto recoberto com tal material: a luz proveniente por detrás do objeto e se dirigindo para nosso olho, contornará o objeto. Logo, não perceberemos o objeto, uma vez que a única luz que parecerá vir dele será aquela vinda detrás. Ou seja: o objeto recoberto com sua capa é invisível. A capa da invisibilidade... um programa bastante excitante que poderia fazer parte da science-fiction, uma realidade. É preciso, entretanto, ainda escrever no condicional porque, uma vez que os materiais obtidos, até o presente, têm capas de invisibilidade somente para comprimentos de onda na região de microondas, não sendo isto ainda possível para a região da luz visível.

Na área de baixíssimas freqüências, na verdade em campos contínuos, nos vem da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) uma nova proposta de metamateriais à base de redes irregulares de placas supercondutoras [1]. Essa proposta, resultado de simulações, não é ainda senão teórica e precisa ser posta à prova. Mas, o resultado obtido pela equipe de Alvar Sánchez, é suficientemente inovador para ter sido publicado na prestigiada revista "Applied Physics Letters". Um objeto assim recoberto seria "transparente" no campo magnético contínuo criado por um ímã permanente, como ilustrado na Figura.





Efeito da capa de invisibilidade imaginada pela equipe da UAB: um objeto metálico recoberto com esse metamaterial seria "transparente" no campo magnético criado por um ímã.

Créditos: Universidade Autônoma de Barcelona.



[1] Um material supracondutor é um material que tem uma resistência elétrica nula. Essa propriedade aparece em certos materiais quando suficientemente resfriados, tipicamente a -150 oC, para os exemplos mais comuns.

UAB (Tradução - MIA).


Nota do Scientific Editor: O trabalho que deu origem a esta notícia, intitulado: "Magnetic properties of a dc metamaterial consisting of parallel square superconducting thin plates", de autoria de C. Navau, D-X Chen, A. Sanchez e N. Del-Valle, foi publicado no periódico Applied Physics Letters, volume 94, número 24:242501, DOI: 10.1063/1.3154555.


Assuntos conexos:

Metamateriais abrem a porta para a "invisibilidade"!

Superlentes e metamateriais.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco