Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Andando de bicicleta sem pedalar ?

Uma empresa japonesa propôs uma bicicleta elétrica sem bateria, alimentada por uma pilha a combustível que se recarrega com um cartucho que permite rodar 45 quilômetros. Ultratendência, mas preço não revelado. Aliás, está bike não está à venda...

A empresa japonesa Iwatani já apresentara, em outubro de 2009, um protótipo da bicicleta elétrica carregada com uma pilha a combustível, no lugar do porta-bagagens traseiro, com uma potência de 50 watts. A bicicleta elétrica acaba de reaparecer na exposição FC Expo 2010, em Tóquio. (FC de Fuel-Cell, pilha a combustível, em inglês).

A idéia não é - ainda - comercializá-la, mas demonstrar o interesse dessa solução técnica com uma pilha a combustível. A eletricidade é produzida por essa pilha, na qual se opera uma reação entre o hidrogênio colocado num reservatório e o oxigênio do ar, tendo água como resíduo final.

As pilhas a combustível são bastante utilizadas, mas busca-se atualmente empregá-las em tudo: nas casas; carros; telefones celulares, aviões ou nas nanotecnologias. Uma vez fabricado o hidrogênio (em uma central), ele se torna assim um bom vetor de energia, que elimina a poluição em nível da utilização, como a eletricidade, mas com a vantagem de um armazenamento mais denso.

Há décadas, múltiplas soluções técnicas foram experimentadas para fabricar pilhas de todos os tamanhos. As maiores dificuldades são encontradas com as pilhas pequenas, porque o hidrogênio, esse gás ultraleve, é "rabugento", reluta em se deixar aprisionar em um reservatório. Daí o interesse em mostrar um dispositivo capaz de ser instalado em uma bicicleta.





Um cartucho contém, sob a forma de um hidreto metálico, 7 gramas de hidrogênio, uma quantidade suficiente para alimentar a pilha a combustível durante três horas.

Créditos: Nikkei Electronics.



Uma alternativa interessante à bateria.

A pilha concebida pela empresa Iwatani (pesando 1,1 quilograma) utiliza um eletrólito sólido de polímero. Entre as numerosas famílias de pilha a combustível, esta, bem conhecida, é batizada como PEMFC (ou PEFC, Photon-Exchange Membrane Fuel, ou seja: pilha a combustível com membrana trocadora de prótons). A eletricidade produzida (entre 30 a 35 volts) carrega uma pequena bateria de íon lítio (de 4 ampères-hora) e alimenta o motor com 26 volts.

O hidrogênio é armazenado sob a forma de um hidreto metálico, ou seja, uma liga de titânio e de zircônio e contido em uma caixa plástica. No interior dessas 750 gramas, de volume de um quarto de litro, ela contém 7 gramas de hidrogênio, seja: o equivalente a um volume de 80 litros de hidrogênio gasoso (a uma pressão de uma atmosfera e a 0oC.)

O pequeno reservatório tem a forma de um cartucho facilmente destacável, fácil, portanto, de ser recarregável. Esta recarga, anuncia a empresa Iwatani, permite produzir eletricidade durante três horas. Esta bicicleta original, de 31 kg, pode assim rodar sem a ajuda dos pés do ciclista por 45 quilômetros.





Essa bicicleta elétrica, de cerca de trinta quilogramas, obtém sua energia do hidrogênio armazenado em um cartucho recarregável e do oxigênio do ar.

Créditos: Nikkei Electronics.



No momento, a utilização é ainda limitada. Os cartuchos, não encontráveis no comércio, podem somente ser recarregados, e isso em um único lugar no mundo: O Aeroporto Internacional de Kansai, na Baia de Osaka... O protótipo não existe senão em estado de demonstração. Aliás, em relação às bicicletas elétricas tradicionais, o protótipo é pesado e pouco potente. A Iwatani quer, principalmente, mostrar que sua pilha a combustível PEMFC funciona bem e que é suficientemente leve para se adaptar a todo tipo de utilização.

FuturaScience (Tradução - MIA).


Assuntos Conexos:

A reinvenção da roda. O MIT está nessa!


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco