ABDI lança Cartilha sobre Nanotecnologia.

Um dos pontos importantes identificados para o desenvolvimento das nanotecnologias não está ligado apenas aos seus inúmeros benefícios, mas também aos riscos que poderiam ocasionar ao meio ambiente e ao homem.

A relevância desta atividade é atestada pela existência de vários produtos contendo esta tecnologia e que estão sendo consumidos em nível mundial e, logicamente, também no Brasil.

A Cartilha introduz a nanotecnologia falando das escalas de tamanho, da nanotecnologia na natureza, de como se faz nanotecnologia..., tudo em linguagem simples, sem qualquer rebuscamento, porém rigorosa, visando dar ao leitor a idéia mais clara possível deste instigante ramo da pesquisa científica.

Cartilha sobre Nanotecnologia da ABDI.

Créditos: LQES.

O texto avança para as aplicações da nanotecnologia, procurando mostrar sua cadeia de valor e as aplicações que geraram produtos, tanto no mercado internacional quanto os produtos brasileiros.

A Cartilha faz, também, considerações sobre uma nanotecnologia segura, sua relação com políticas públicas e a questão de uma "nanogeopolítica", esta ligada aos insumos existentes no Brasil para o desenvolvimento da nanotecnologia.

Como adendos, a Cartilha apresenta - para aqueles que desejarem se aprofundar no assunto -, uma vasta bibliografia, sobretudo calcada em documentos de agências internacionais como a OCDE, ISO, EPA, FDA, NIOSH, entre outras, além da indicação de empresas voltadas para a fabricação de equipamentos de segurança para as nanotecnologias.

A Cartilha pode ser solicitada à Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no endereço: SBN Quadra 1 - Bloco B - Ed. CNC - 14º andar, CEP: 70041 902, Brasília - DF, Brasil.

Ou ainda pode ser obtida em:
cartilha_abdi.pdf.

LQES NEWS Ano IX - nº. 209, 03 de dezembro de 2010.

Nota do Managing Editor: a Cartilha sobre Nanotecnologia é um dos produtos do Convênio envolvendo a ABDI e a Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp), executado pelo Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES).