Teste de sangue feito num laboratório que cabe na mão.

Na família de laboratórios num chip (lab-on-chip), eis aqui o teste sanguíneo em miniatura! Desenvolvido por pesquisadores americanos, basta uma gota de sangue e trinta minutos para sair o resultado.

Fazer um exame com seu médico e discutir diretamente com ele o resultado, é um sonho de numerosos pacientes... que Mohammad Faghri se propõe realizar! O engenheiro mecânico da Universidade de Rhode Island (EUA) trabalha em um cartão de polímero, composto de canais microscópicos, para recolher o sangue.

Este percorre sulcos de 500 micrômetros de largura até o sítio de reação, onde o composto procurado no líquido biológico se liga a uma molécula de detecção. Em seguida, o cartão é lido por um aparelho de diagnóstico, um espectrômetro, por exemplo, para se conhecer o resultado.

Laboratório que cabe na palma da mão.

Créditos: DR

Esta não é a primeira tentativa da equipe americana. Ela esteve na origem, em 2002, de um teste sanguíneo semelhante, para a identificação de doentes cardiovasculares, os quais várias centenas de milhares de exemplares foram devolvidos nos Estados Unidos. Mas Mohammad Faghri afirma poder adaptar seu cartão de teste miniatura à numerosas outras patologias, como a doença de Alzheimer, simplesmente modificando a natureza da molécula de detecção.

Mais ambiciosos ainda, os pesquisadores trabalham com uma nova geração de testes cujo resultado poderia ser lido por um instrumento móvel, tipo smartphone. O paciente poderia então, ele próprio, efetuar seu teste e transmitir, à distância, o resultado a seu médico.

Industrie.com (Tradução - MIA).