Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Chip microfluídico: um laboratório de análise de sangue na palma da mão !

Os progressos da microfluídica (ciência que estuda as propriedades físicas dos microfluidos) poderão dar nascimento a minilaboratórios portáteis para analisar o sangue de um paciente em alguns minutos.

Uma equipe de cientistas reunindo pesquisadores das universidades de Berkeley (Califórnia), de Dublin (Irlanda) e de Valparaíso (Chile) desenvolveu um protótipo muitíssimo promissor de chip microfluídico de alguns centímetros quadrados.

Batizado Simbas, acrônimo para Self-powered Integrated Microfluidic Blood Analysis System, seja: sistema de análise de sangue microfluídico integrado autônomo em energia, o componente não tem necessidade, como seu nome indica, de ser alimentado com energia para funcionar.

Fabricado com polímero poroso, contém microcanais nos quais o sangue vai fluir segundo as regras físicas da microfluídica. Nesta escala, a velocidade de sedimentação (velocidade de depósito das moléculas) é bem mais rápida e os pesquisadores se aproveitam dessa propriedade para separar os glóbulos brancos e os glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo em alguns minutos.




O sangue a ser analisado flui da esquerda para a direita em alguns minutos. Mais pesados, os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos escoam até um dispositivo de detecção de biomarcadores enquanto o plasma é extraído.

Créditos: Ivan Dimov/UC Berkeley.


Uma câmara a vácuo para aspirar o sangue

Para deslocar o sangue no chip, os pesquisadores retiram previamente, quando da fabricação, as moléculas de ar dos canais internos do chip, a fim de criar um vácuo. Depois de ter vertido sobre o chip a gota de sangue a ser analisada (alguns microlitros são suficientes; no esquema, à esquerda), o usuário rompe esse vácuo (puxando uma lingueta, por exemplo).

As moléculas de ar entram então pela segunda vez nos canais internos, o que gera uma mudança de pressão, suficiente para desencadear o escorrimento do sangue no chip. Segundo os pesquisadores, o procedimento permite extrair 99% dos glóbulos (vermelhos e brancos) contidos em uma amostra sanguínea.

A instalação de detectores de biomarcadores permite, então, medir seletivamente a presença de certos componentes. Assim, os pesquisadores conseguiram detectar 1,5 picomol de biotina (vitamina B7), em um volume de 5 microlitros de sangue, em apenas 10 minutos.

Desprovido da eletrônica, este chip autônomo acumula as vantagens. Pequeno, é fácil de ser transportado e seus materiais são baratos.





Medindo 2,5 cm de largura e 5 cm de comprimento, este chip microfluídico separa os glóbulos do plasma e detecta a presença de vitamina B7.

Créditos: Ivan Dimov/Uc Berkeley.


Doravante, o protótipo deve ser melhorado para detectar outros componentes presentes no sangue. Se mantiver suas promessas, esta técnica poderá servir para detectar o HIV ou a tuberculose em um paciente, e, portanto, salvar muitas vidas.

Futura Science (Tradução - MIA).


Nota do Scientific Editor: a microfluídica é um campo de pesquisa multidisciplinar que compreende a física, a química, a engenharia e a biotecnologia. Estuda o comportamento dos fluidos em micro e nanoescala: fluidos em volume de ordem milhares de vezes menor que uma gota comum. Também diz respeito ao design e fabricação de sistemas, nos quais são usados volumes de fluidos muitíssimo pequenos.


Assuntos Conexos:

Um chip no laboratório? Não! Um laboratório químico num chip.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco