Previsão da estrutura 3D de uma proteína em 10 minutos !

Uma equipe de pesquisadores da Universidade McGill (Canadá) acaba de desenvolver um programa de computador que permite predizer o dobramento (folding) das proteínas. Associada a um grupo do Instituto de Tecnologia de Massachusets (IMT, USA), a equipe, dirigida pelo professor Jérôme Waldispühl, da McGill, conseguiu desenvolver algoritmos, adaptáveis a um computador portátil, a fim de predizer a estrutura final que as proteínas são susceptíveis de desenvolver.

O dobramento das proteínas é um processo perpétuo e universal, pelo qual longas cadeias de aminoácidos, que constituem as proteínas de seres vivos, se associam e formam uma estrutura tridimensional complexa. Compreendendo o modo como as proteínas se replicam e quais estruturas finais podem adotar, os cientistas esperam predizer a função.

Até o presente, as técnicas convencionais de predição do processo de dobramento necessitam de centenas de milhares de horas de tratamento em um computador, a fim de calcular a dinâmica de dobramento de 40 aminoácidos. O programa Folder dos pesquisadores da McGill predisse corretamente, com a ajuda de um computador portátil e em dez minutos, a representação aproximada do processo de dobramento de uma proteína constituída de 60 aminoácidos.

Técnica mais rápida para prever um processo vital.

Créditos: Universidade de McGill.

Uma melhor compreensão do dobramento é determinante, dado que a formação incorreta de uma proteína pode causar doenças devastadoras, tais como as doenças de Alzheimer e de Parkinson, ou ainda a doença de Huntington.

Universidade de McGill (Tradução - MIA).