Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Diminui o abismo entre emergentes e países ricos.

Para a OCDE - Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, o cenário mundial de inovação começa a apresentar mudanças, indicando mais força dos países emergentes. "Embora o abismo que os separa dos países mais desenvolvidos ainda seja grande, a brecha está se fechando", afirmou a economista da OCDE, Annalisa Primi, durante a palestra "Indicadores de desempenho e referências comparativas de inovações em países emergentes X Brasil", realizada nesta terça-feira (12/6), durante a XII Conferência Anpei de Inovação tecnológica, em Joinville (SC). A palestra foi uma atividade da sessão do Comitê Anpei sobre Indicadores de P,D&I na Conferência.

Primi apresentou alguns indicadores que ilustram o novo cenário. Na participação mundial do PIB, por exemplo, os países membros da OCDE detinham 63% em 1960. Hoje, detêm 43%. Em serviços, a OCDE que era responsável por 90% do bolo, agora tem 80%. Em termos de valor agregado na manufatura, a participação dos países emergentes cresceu de 15% para 40%, no mesmo período, com a China liderando esse processo. Em 2009, foram os estrangeiros que tiveram o maior número de pedidos de patentes atendidos pelo Escritório de Patentes dos Estados Unidos - a maioria de países europeus.



Países ricos e pobres: o gap vem diminuindo.

Créditos: Independent/Austrália.


A economista da OCDE também apresentou alguns indicadores que mostram o "gap" entre Brasil e a China, a exemplo do número de pesquisadores que estão sendo formados no exterior. Na China, 65% deles estão na área de engenharia. No Brasil, 30% optaram por essa área. Primi também mostrou alguns dos novos indicadores que estão sendo trabalhados pela OCDE, a exemplo de um que avalia a inovação do ponto de vista territorial de um país e de outro sobre as formas de colaboração, como se dão e onde se concentram. São indicadores que deverão melhorar a métrica da inovação e ajudar os países a definir modelos de política de apoio à inovação mais ajustados à realidade - já que número de patentes não resulta necessariamente em ganhos para o país.

Para Primi, o Brasil está trilhando um caminho certo rumo à economia do conhecimento. Há o compromisso do governo para fazer essa transição e uma aliança entre a política industrial e a de inovação. "A chave desse processo será a velocidade com que o governo vai apoiar essa transição", afirmou ela, referindo-se à necessidade de mais investimentos e instrumentos de apoio à inovação.

Ampei.


Nota do Managing Editor - Esta matéria foi veiculada primeiramente no site da Ampei (http://www.ampei.org.br/), em 13 de junho de 2012. A ilustração aqui apresentada não consta da matéria original.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco