LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

"Mineração urbana".

Para diversificar suas fontes de abastecimento e economizar recursos, o Grupo Solvay desenvolveu um procedimento para recuperar as terras-raras contidas nos equipamentos em fim de vida, tais como as lâmpadas que economizam energia, baterias ou ímãs.

Para esse fim, o grupo químico inaugurou, na França, duas unidades de reciclagem de terras-raras, um investimento de mais de 15 milhões de euros para reciclar terras-raras oriundas da "mina urbana".

Este setor original de reciclagem, oriundo de programas de pesquisa do Grupo, representa um novo eixo de crescimento para a atividade "Terras-Raras" da Solvay.

Lançado em 2007, o projeto necessitou de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, seguidos de dois anos de estudo industrial e de escolha de locais. O investimento foi iniciado oficialmente em 2011. O Grupo decidiu, em um primeiro momento, focar as lâmpadas poupadoras de energia, visto que a atividade de coleta já existia. Tais lâmpadas são ricas em 6 terras-raras diferentes - lantânio, cério, térbio, ítrio, európio e gadolínio - que a Solvay tem, doravante, capacidade de reciclar, preservando 100% de suas propriedades de uso.



Lâmpadas poupadoras de energia: várias terras-raras.

Créditos: Energie renouvelable


As lâmpadas usadas são coletadas, triadas e tratadas por empresas especializadas, que valorizam os diferentes componentes (vidro, metais, plásticos, mercúrio). Quanto às substâncias fosforescentes (pós de fósforo), estas são transportadas para fábricas do Grupo, inicialmente para a Saint-Fons (Rhône-Alpes, França), para que seja extraído o concentrado de terras-raras, depois, a La Rochelle (Charente-Maritime, França), esta última detentora de um savoir-faire único na Europa em matéria de separação. Uma vez separadas, as terras-raras são, então, reformuladas em precursores de pós de fósforo, que serão reutilizados na fabricação de novas lâmpadas.

"Utilizadas em pequena quantidade, as terras-raras são as "vitaminas" indispensáveis ao desenvolvimento de novas tecnologias, em particular as tecnologias verdes. A demanda mundial de terras-raras conhece um crescimento superior a 6% ao ano, o que faz delas uma matéria-prima estratégica. A reciclagem nos permite desenvolver uma nova fonte de aprovisionamento e temos como ambição nos tornar o ator europeu de referência na matéria", explicou Du Hua, diretor da atividade Terras-Raras, da Solvay. "O início de funcionamento destas unidades testemunha a contribuição tangível de nossa capacidade em química para o desenvolvimento sustentável".

Enerzine (Tradução - MIA).


Assuntos Conexos:

China: um jazigo de terras-raras.

Exploração de terras-raras na China.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco