Filme no qual o átomo é a estrela.

Cientistas da IBM causaram sensação, quando da apresentação do " menor filme do mundo" - um vídeo realizado a partir de um microscópio de alta potência, que permite aumentar mais de 100 milhões de vezes o movimento dos átomos. O pequeno filme, intitulado "Um menino e seu átomo", conta a história de um pequeno personagem que brinca com um átomo e o segue em seus movimentos.

Nanopersonagem do nanofilme da IBM.

Créditos: IBM.

Para realizar o filme, bastante surpreendente, os pesquisadores conseguiram mover os átomos um a um, com o auxílio de um microscópio de tunelamento, desenvolvido por dois pesquisadores da IBM - Gerd Binnig e Heinrich Rohrer -, que, em 1986, obtiveram o prêmio Nobel por esta inovação.

Este sistema de alta tecnologia foi desenvolvido pela IBM e permite um aumento dos objetos 100 milhões de vezes. Graças à sua ponta extremamente fina, este microscópio pode manipular os átomos um a um, transportá-los e colocá-los em um posição precisa.

O filme da IBM foi certificado pelo Guinness Book of Records como o menor filme de animação do mundo.

Veja o filme clicando aqui.

IBM (Tradução - MIA).