NanoBioss realiza seu primeiro Workshop de Progresso.

O Laboratório de Síntese de Nanoestruturas e Interação com Biossistemas (NanoBioss). Laboratório Associado do Sistema de Laboratórios de Nanotecnologia do MCTI (SisNano), realizou no dia 12 de dezembro, o 1st Nanobioss Progress Workshop, nas dependências do Instituto de Química da Unicamp.

O Workshop foi organizado pelos professores Oswaldo Luiz Alves e Nelson Durán, respectivamente coordenador e vice-coordenador do NanoBioss.

O evento contou com mais de 30 participantes envolvendo professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Química, Biologia e Medicina.

O Workshop teve por objetivo apresentar os principais resultados que estão sendo obtidos nas diferentes plataformas de pesquisa em desenvolvimento no NanoBioss. Nesta primeira edição foram destacadas duas delas: nanopartículas de sílica mesoporosa e óxido de grafeno e derivados.

Um dos pontos importantes do Workshop foi a constatação da necessidade de se aprofundar duas visões da interação das nanoestruturas com biossistemas, ou seja: a materials view e a cell view, visando o atingimento de um novo patamar onde as "situações de recobrimento" destas duas visões, decorrentes da multidisciplinaridade dos projetos, possam ter pleno desenvolvimento. Segundo o Coordenador do NanoBioss, "as próximas etapas deste processo serão muito duras, porém abrem enormes oportunidades para se fazer ciência nova e, quem sabe, gerar novos protocolos, métodos, tecnologias e subsídios para a regulação".

Encerramento do 1st Nanobioss Progress Workshop

Créditos: LQES

Um dos destaques do evento foi a apresentação dos resultados do estudo interlaboratorial sobre as nanotoxicologias do óxido de grafeno (GO), pelo Prof. Nelson Durán. Este estudo envolveu não só membros e facilities do NanoBioss, como também, do CigeNanotox (uma das redes de nanotoxicologia financiada pelo MCTI). Participaram deste estudo 09 laboratórios que abordaram o GO nos seguintes aspectos: purificação e caracterização físico-química, citotoxicidade, morte celular, genotoxicidade, econanotoxicidade e nanotoxicidade in vivo. Parte destes resultados foram apresentados no Congresso NanoSafe 2014, recentemente realizado em Grenoble, França, e estão sendo objeto de publicação.

No final do Workshop o prof. Alves fez comentários e observações sobre pontos importantes para as atividades do NanoBioss, ligados à questão da nanosegurança dos laboratórios, a importância do caderno de laboratório, reprodutibilidade dos experimentos, muldisciplinaridade e más práticas científicas.

A 2a. edição do Nanobioss Progress Workshop será realizada no final do primeiro semestre de 2015. Caso queira acessar a programação desenvolvida no Workshop clique aqui.

Assuntos Conexos:

Fusão de dois laboratórios do IQ faz surgir o Nanobioss.

NanoBioss inicia suas atividades com Workshop.

Missão da Comissão Europeia visita o Laboratório NanoBioss (IQ-Unicamp).

LQES NEWS - Ano XIII - n. 304, 19 de dezembro de 2014 (OLA).