Futuro do grafeno.

A consultoria Lux Research (EUA) divulgou recentemente uma predição ameaçadora na qual o grafeno está destinado a se tornar o “próximo nanotubo de carbono”. Esta declaração se baseia na propaganda massiva em torno dos nanotubos de carbono no passado e no fato que o sucesso comercial atual não acompanhou aquelas expectativas. A Lux Research acredita que o grafeno, apesar das suas propriedades impressionantes e possibilidades infinitas de utilização, não irá seguir os passos do silício e encontrar aplicações universais, mas estará mais próximo dos nanotubos de carbono, ou seja, aplicações limitadas em nichos específicos de mercado.

A Lux elencou três razões principais para esta previsão. A primeira é a expansão da capacidade de produção extremamente agressiva em conjunto com uma demanda comercial limitada. A Lux afirma que a capacidade de produção global de nanoplacas de grafeno (NPG) aumentou de cerca de 120 toneladas por ano em 2012 para 910 toneladas por ano atualmente, acelerada principalmente pelas agressivas expansões de capacidade de produção chinesa, realizadas por empresas como a Ningbo Morsh e a Xiamen Knano. Por outro lado, o crescimento da demanda foi significativamente mais vagaroso, o que causa um excesso de oferta.
A segunda razão se refere à questão dos fornecedores indistintos e não-comprovados, o qual constitui uma grande parte do mercado de grafeno. A Lux argumenta que muitas empresas são “start-ups com valores técnicos e execução de negócios não-comprovados”, o que mostra uma falta de habilidade no fornecimento de dados de desempenho e custo, proposição de valores questionáveis e muitas outras questões preocupantes.

A razão final dada pela Lux é a falta de dados concretos de desempenho, demonstrando a real proposição de valor nos mais diversos segmentos. É um grande desafio manter o desempenho do grafeno quando o material é disperso em uma matriz, além de questões de aglomeração e viscosidade que podem limitar suas aplicações práticas como um aditivo ou reforço primário. Assim, a avaliação da real proposição de valor comercial do grafeno em um produto ou dispositivo final (por exemplo, peças com compósitos, baterias, supercapacitores, filmes condutivos transparentes) contendo o material é importante, porém estas informações são muito vagas, segundo a Lux. Além disso, os produtos contendo grafeno devem não somente demonstrar seu desempenho, como também serem atraentes o suficiente para justificar os preços iniciais mais elevados. Como um exemplo revelador, a equipe de armazenamento de energia da Lux descobriu que apesar da propaganda dizer que o grafeno é um material capaz de substituir o carvão ativo em supercapacitores, o grafeno irá ficar para trás em relação a outros materiais ativos e lutará para vencer os materiais já utilizados.

Este relatório analisa principalmente as NPGs, com exceção dos desenvolvedores de filmes de grafeno. A Lux afirma que os desenvolvedores de filmes de grafeno mudaram a estratégia, focada em segmentos tais como monitores e telas sensíveis ao toque, para sensores visando estimular o crescimento da receita.

Entretanto, é importante destacar que este panorama desolador para o futuro do grafeno é uma opinião da empresa Lux Research. Em 2014, a Allied Market Research divulgou um novo estudo sobre o mercado de grafeno no qual eles analisaram as oportunidades e previsões para o mercado entre 2013 e 2020. De acordo com a Allied, o mercado global de grafeno irá crescer para 149,1 milhões de dólares em 2020 – uma taxa de crescimento anual de 44% a partir de 2014. Em 2015, a Future Markets lançou um novo estudo de mercado no qual eles estimam que o mercado de grafeno (principalmente a venda de matérias-primas) foi de cerca de 9 a 12 milhões de dólares em 2013 e de 15 a 20 milhões de dólares em 2014. Eles ainda estimam que o mercado cresça para cerca de 25 a 45 milhões de dólares em 2015.

Lux Research Inc (Tradução - MBC).

Assunto Conexo:
Much ado about small things.