Marcha pela Ciência se espalha no mundo com pautas locais.

Em uma tentativa de mostrar que existem para além de seus laboratórios, integrantes da comunidade científica foram às ruas no sábado, 22 de abril, no que ficou conhecido como Marcha pela Ciência. Em vez de deslocamentos, na cidade de São Paulo a organização optou por atividades fixas no Largo da Batata, na zona oeste. O evento paulistano foi um das 25 programados no País e uma das cerca de 600 marchas satélites em todo o mundo, e foi organizado por um comitê formado principalmente por estudantes sob coordenação da bióloga Nathalie Cella, professora do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Na grande praça por onde uma diversidade de pessoas circula todos os dias, foram armadas tendas para atividades de divulgação científica, como truques de mágicas com base em matemática, mostra de réplicas de fósseis de ancestrais humanos e debate a respeito de doenças virais transmitidas por mosquitos. Cada tenda recebeu o nome de um cientista brasileiro: César Lattes, Oswaldo Frota-Pessoa, Mário Festa e Suzana Herculano-Houzel foram alguns dos homenageados. Aziz Ab’Saber deu nome à barraca que recebeu a equipe do podcast SciCast. “Além de ter sido excelente professor e ajudado a pautar a geografia e a antropologia, ele advogava o papel social das ciências no auxílio aos movimentos de massa”, explica Fernando Malta, mais conhecido como Fencas, um dos apresentadores do SciCast e formado em relações internacionais e gestão ambiental.

No dia chuvoso após o feriado, o público paulistano atingiu cerca de 500 pessoas quando aconteceram os discursos dos organizadores e convidados. Uma das pessoas a falar foi a bioquímica Helena Nader, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Para ela, a comunidade científica precisa “aprender a protestar”. Ela arrancou aplausos dos presentes ao exortar: “Chega de classificar os cientistas como gasto, ciência é investimento”, emendando que a cada R$ 100 dispendidos pelo governo federal, apenas R$ 0,32 são destinados para as ciências. No momento em que um avião sobrevoava a praça, Nader provocou risos ao perguntar: “Os aviões da [companhia aérea] Azul são de quem? Da Embraer. A Embraer veio de onde? Dos extraterrestres?”.

Leia na íntegra: Revista Pesquisa Fapesp.

Jornal da Ciência. Posted april 26, 2017.