Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Comitê Técnico Consultivo do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras realiza sua primeira reunião.

O Comitê Técnico Consultivo do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras realizou, no dia 3 de maio, sua primeira reunião na sede do ISI, no Rio de Janeiro. O comitê foi criado com o objetivo de fomentar a aproximação e interlocução entre os principais stakeholders do sistema de inovação brasileiro e também propiciar um fórum de discussões para auxiliar o Instituto quanto ao posicionamento estratégico e seu desempenho tecnológico e financeiro, de forma a que o ISI tenha um crescimento contínuo e que a pesquisa aplicada e inovação nas áreas de transformação química, engenharia de processos, biologia sintética e fibras se consolide no Brasil.



Membros do Comitê Técnico Consultivo do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Biossintéticos e Fibras.

Créditos: ISI/Divulgação


Metade do Comitê é constituído por representantes do setor produtivo e a outra metade se divide entre governo e academia. O presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo é o presidente do Comitê; por parte da indústria também participam o gerente de P&D da Oxiteno, André Conde, o diretor para a América Latina de P&D da Solvay, Gabriel Gorescu, o diretor de P&D da Elekeiroz, Rafael Pellicciotta, o diretor de P&D da Buckman, Luis Langbeck, e o diretor global de P&D da Braskem, Patrick Teyssonneyre. Por parte do governo participam o secretário de Estado da Secretaria de Políticas de Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), professor Jailson de Andrade; a chefe de Departamento de Indústria Química do BNDES, Priscila Branquinho; e o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Luis Otávio Pimentel. Finalmente, por parte da academia, estavam presentes os Professores Dr. Fernando Galembeck, da Unicamp, Dr. José Carlos Pinto, COPPE/ UFRJ e Parque Tecnológico do Fundão, e Dr. Luuk van der Wielen, Delft University (NL).

Além dos elogios ao plano de negócios e ao desempenho do Instituto, que já possui cerca de R$ 12 milhões em projetos contratados em menos de dois anos, o Comitê expôs suas sugestões e orientações para a gestão do ISI. Entre elas, destacam-se a importância de uma área de inteligência tecnológica e que o Instituto sirva também como suporte para empreendedores da química. A área de inteligência fornecerá para as empresas informações de tecnologias e mercado para orientar as atividades de P, D&I das empresas e tomadas de decisão a respeito de investimentos; e a segunda tem como objetivo tornar o ISI um berço para novas empresas e apoio para o crescimento e pleno desenvolvimento de pequenas empresas do setor.

O Comitê terá mandato de dois anos se reunirá de seis em seis meses.

ABIQUIM. Posted, 05 de maio, 2017.



<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco