Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Brasil ultrapassa Venezuela e México na produção de petróleo.

Lançada na última semana, a edição de 2017 do BP Statistical Review of World Energy, publicado pela inglesa BP, mostrou que a produção brasileira de petróleo superou a da Venezuela e a do México no ano passado. O país tornou-se assim o maior exportador de petróleo da América Latina.

O aumento da produção brasileira e a concomitante diminuição da produção desses países contribuiu para o avanço do Brasil, que registrou média diária de 2,6 M de barris/dia, enquanto que a Venezuela, 2,41 M de barris/dia e o México, 2,45 M de barris/dia. No entanto, os dados sobre a Venezuela são discutíveis, uma vez que o país não divulga estatísticas oficiais desde 2014.

Relatórios da Opep incluem estimativas indicando uma produção de petróleo pelo país ainda menor, em torno de 1,97 M de barris/ano, enquanto que, para a consultoria Oxford Economics, esse número gira em torno dos 2,1 M de barris/ano. O Economista-Chefe da consultoria Torino Capital, Francisco Rodríguez, afirma que a mudança na liderança do ranking é incomum, uma vez que a Venezuela sempre esteve à frente na produção e exportação de petróleo na América Latina. Ele ressalta que, apesar de possuir as maiores reservas do mundo, estimadas em 300,9 bilhões de barris, o país registra produção bastante inferior à da Arábia Saudita, que possui a segunda maior reserva – 266,5 bilhões de barris - e teve produção de 12,3 M de barris/dia no último ano. Segundo Rodríguez, um dos principais motivos que levaram a essa queda é a falta de investimentos e a nacionalização de empresas do setor.



Produção de petróleo no Brasil em alta!

Créditos: Osarafo


No México, o problema é semelhante. A demora do país em abrir o setor para o capital estrangeiro resultou na diminuição dos investimentos no setor, comprometendo a exploração de petróleo em águas profundas, que ficou a cargo da Pemex (Petróleos Mexicanos), estatal responsável pela atividade. O problema é que a empresa não teve capacidade de explorar a totalidade dessa área, limitando-se a campos já disponíveis para extração. Moises Kababie, da consultoria Control Risks, indicou que a produção da Pemex dependia essencialmente da exploração do campo de Cantarell, que está se esgotando. Além disso, a queda dos preços do petróleo contribui para a limitação dos recursos da estatal, levando à consequente queda na produção.

Segundo Ricardo de Azevedo, especialista em produção petroleira da USP, o aumento da produção no Brasil é explicado pela exploração do pré-sal. Ele afirma que, apesar da crise da Petrobras, a exploração desses campos vem crescendo desde 2013 e continuará a se expandir nos próximos anos.

Maxiquim. Posted, Jun 26, 2017.


Assuntos Conexos:
Pré sal já responde por 46% da produção de óleo e gás.



<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco