Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Indústria precisa ser protagonista no processo de inovação no País, diz diretor da IBM.

A inovação é fundamental para o desenvolvimento e a competitividade das empresas. A avaliação é de Ricardo Pelegrini, executivo de Inovação da IBM no Brasil e um dos líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para estimular as práticas inovadoras no País, o dirigente faz o alerta para o papel da indústria como aceleradora do processo inovador no Brasil.

“Dados estatísticos globais mostram que muito da inovação que existe em outros países, mesmo aqueles em que o setor industrial não tenha grande presença, tem a indústria como aceleradora porque ela demanda inovação. Portanto, é super importante ter o protagonismo da indústria nesse processo de inovação no país”, avalia Pelegrini.

Ele destacou a necessidade do Brasil se conscientizar da importância do desenvolvimento das empresas, ver o que existe de recursos disponíveis – tanto público quanto privado – e atacar os principais gargalos. “Hoje, o Brasil tem um problema crônico de produtividade, pois a economia não tem crescido nos últimos anos. A agenda em geral no país é um desafio, mas atuando dentro do setor produtivo a gente enxerga que uma das principais formas de a indústria ter maior competitividade é através da inovação”, afirma.

Pelegrini citou iniciativas da MEI no setor, como programas e parcerias com laboratórios globais, visitas e imersões, e frentes de trabalho com conceitos de ecossistemas atuando de forma setorial e horizontal. “No Brasil, trouxemos empresas para centros de pesquisas de grandes empresas, como IBM e GE. Visitamos também no começo do ano laboratórios do Senai Cimatec, em Salvador. Montamos programa de aceleração em inovação e manufatura avançada com a Ohio University. Tivemos imersão no ano passado à Alemanha, onde vimos os conceitos da Indústria 4.0”, detalha.

No caso da IBM, o diretor lembrou que a empresa abriu seu primeiro laboratório no Hemisfério Sul em 2010, no Brasil. Atualmente, há mais de dez laboratórios de desenvolvimento no país e mais de 140 pesquisadores trabalhando ativamente como parte do ecossistema dos 3 mil pesquisadores globais.

O laboratório brasileiro está inserido no Projeto Watson, que é a parte de inteligência artificial que se conecta com Internet das Coisas, com sistemas de big data, com a leitura de dados de redes sociais e a parte de mobilidade urbana e sensoriamento. “O laboratório brasileiro está inserido dentro da demanda global dessa tecnologia. Portanto, o Brasil continua investindo muito em inovação e nas mais atuais tecnologias”.


Congresso de Inovação

Pelegrini observa que o Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que será realizado pela CNI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nos dias 27 e 28 de junho, em São Paulo (SP), será uma oportunidade para dar visibilidade ao tema e mobilizar empresários, uma vez que reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros para dois dias de debates sobre o avanço da inovação no mundo e os desafios locais desta agenda.

“Temos que considerar a indústria como parte de um ecossistema global, que compete e faz parceria com empresas globais o tempo todo. O Congresso reúne o maior volume de informações sobre inovação concentradas em um só evento no Brasil”, disse o diretor. “A ideia é que cada empresário possa enxergar o que está acontecendo e se estimular a inovar”, ressalta.

Journal da Ciência. Posted: Jun 26, 2017.



<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco