São Paulo sedia Congresso Mundial de Química.

O Brasil será sede do 46º Congresso Mundial de Química (IUPAC – 2017) e da 49ª Assembleia Geral da IUPAC entre os dias 9 e 14 de julho. Participarão do encontro delegados oficiais de 43 países, num total de cerca de 3 mil participantes, entre eles três Prêmios Nobel. Realizados pela primeira vez no continente sul-americano, os dois eventos ocorrerão no WTC Sheraton, em São Paulo. Simultaneamente estará acontecendo o congresso da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), que completa 40 anos.

“Pela primeira vez na América do Sul poderemos aproximar todo um continente de químicos da comunidade global da IUPAC [sigla em inglês da União Internacional de Química Pura e Aplicada]”, afirmou Adriano D. Andricopulo, presidente do Comitê Organizador da IUPAC 2017 e ex-presidente da SBQ.

IUPAC no Brasil

Créditos: IUPAC

O Congresso Mundial, que terá como tema “Sustentabilidade e Diversidade através da Química”, está organizado em sessões científicas, palestras plenárias, sessões paralelas, apresentações de pôsteres e oficinas de jovens cientistas, em torno de 12 temas principais: Química Analítica e Alimentos, Química, Química para Inovação da Indústria, Síntese Química, Energia, Ciências da Água e do Ambiente, Química Verde e Biotecnologia, Química Inorgânica e Estrutural, Macromoléculas e Materiais, Química Medicinal e Biologia Química, Nanociência e Tecnologia, Produtos Naturais e Biodiversidade e Química Física, Biofísica e Computacional.

Participarão do encontro Sir J. Fraser Sotddart, da Northwestern University, nos Estados Unidos, Prêmio Nobel em 2016; Ada E. Yonath, do Weizmann Institute of Science de Israel, Prêmio Nobel em 2009; Robert Huber, do Max Planck Institute of Biochemistry, na Alemanha, Prêmio Nobel em 1988; Clare Grey, da University of Cambridge, no Reino Unido; David MacMillan, da Princeton University, nos Estados Unidos; Mei-Hung Chiu, da National Taiwan Normal University, de Taiwan, entre outros.

Está programado um painel sobre o “Futuro das Ciências Químicas”, que reunirá representantes de cinco sociedades (China, Estados Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha e Brasil), além de representantes da Associação Brasileira da Indústria Química, o presidente e o secretário-geral da IUPAC.

Para mais informações acesse http://www.iupac2017.org/index.php.

Agência Fapesp. Posted: July 05, 2017.