Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

69ª Reunião Anual da SBPC chega ao fim com mais de 15 mil participantes.

Após uma semana de debates, palestras, oficinas, conferências e divulgação científica, chega ao fim, nesse sábado, 22, a 69ª Reunião Anual da SBPC. O cálculo prévio é que mais de 15 mil pessoas passaram pelo campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trocando experiências, conhecimento e fomentando discussões que contribuirão para a ciência, tecnologia e inovação no País.

Na noite dessa sexta-feira, 21, foi realizada a cerimônia oficial de encerramento com a presença da nova diretoria da SBPC, empossada durante a Reunião Anual, e a reitoria da UFMG. “Essa Reunião trouxe renovação para todos nós e mostrou que o Brasil é muito maior do que as nossas dificuldades”, comemorou Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade. “A gente sai daqui com a esperança renovada.”



Cerimônia de Encerramento da 69ª Reunião Anual da SBPC, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Foto: Pietro Sitchin/SBPC.


O reitor da UFMG, Jaime Ramírez, falou sobre o desafio de recepcionar uma Reunião do porte da SBPC, especialmente no ano em que a universidade celebra seus 90 anos. Ramírez frisou, porém, que o sucesso do encontro foi a recompensa pelo trabalho árduo da equipe da universidade. “Nós temos esse ideal, essa utopia de que com o nosso trabalho, podemos dar a contribuição que o nosso País precisa”, afirmou.

A presidente de honra da SBPC Helena Nader, que também é coordenadora-geral do evento, elogiou a qualidade da programação, que trouxe discussões sobre ciência de ponta e os problemas sociais relevantes para o País. Nader também destacou a participação dos jovens no evento. “É uma alegria ver que os jovens estão participando ativamente desse processo”, destacou.

A vice-reitora da UFMG e coordenadora regional do evento, Sandra de Almeida, se emocionou com o número de voluntários que se inscrevam para ajudar na realização da Reunião Anual: foram mais de 500 monitores. “Nunca vi nossa comunidade tão feliz em fazer tanto. Foi, de fato, um trabalho de equipe.” A participação das crianças da rede municipal de Belo Horizonte também superou as expectativas: mais de 1,2 mil crianças visitaram o evento a cada dia.

A Reunião teve cerca de 6,5 mil inscritos de todos os estados brasileiros. Deles, 1,250 mil eram estudantes de graduação e 244 de pós-graduação. Somando os inscritos, os estudantes do ensino básico e a participação de toda a comunidade, o evento recebeu mais de 15 mil pessoas durante a semana. Neste sábado, 22, ainda haverá o Dia da Família na Ciência, com uma programação especial para pais e filhos.

Os números da 69ª Reunião Anual da SBPC apenas confirmam o sucesso do evento. Mas como frisou Sandra de Almeida, citando o poeta Manoel de Barros, “a importância de uma coisa não se mede com fita métrica, nem com balanças, nem barômetros. A importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produz em nós”.

Daniela Klebis e Mariana Mazza. Jornal da Ciência. Posted: 22 jul, 2017.


Nota do Manager Editor: Oswaldo Luiz Alves, Scientific Editor do Boletim LQES News e Coordenador Científico do Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES), durante a 69a Reunião Anual da SBPC, coordenou e realizou palestra na Mesa-Redonda: "Inovação e Abertura de Mercado". A referida mesa contou com a presença do Prof. Tito José Bonagamba, Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) e de Paulo Mól Jr., Superintendente do Instituto Euvaldo Loddi e Coordenador da Área de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).



<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco