Happy Birthday Prof. Oswaldo Alves.

No dia 14 de agosto o Prof. Oswaldo Luiz Alves, Coordenador Científico do Laboratório de Química do Estado Sólido e Scientific Editor do Boletim LQES News, completou 70 anos.

Na oportunidade recebeu os cumprimentos dos amigos espalhados por todo o país e exterior, de seus ex-alunos, alguns dos quais através de pequenos relatos pela internet, de alunos e funcionários que fazem parte do LQES atualmente. Cumprimentos também foram enviados na forma de Votos de Congratulações, aprovados em Reunião do Departamento de Química Inorgânica do IQ-Unicamp.

Além disso, o Prof. Oswaldo foi homenageado no encerramento do II Curso de Introdução à Nanotecnologia & Nanotoxicologia, realizado no Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do CNPEM, recebendo das mãos do Dr. Diego Martinez, coordenador do curso e do Prof. Adalberto Fazzio, diretor do LNNano, um quadro com uma mensagem gravada através do uso de litografia de alta resolução, onde se lê: "Agradecimentos do LNNano/CNPEM à sua imensurável contribuição para o desenvolvimento e difusão das nanotecnologias no Brasil".

Após esta homenagem o Prof. Oswaldo falou para uma platéia de mais 100 pessoas levantando vários aspectos de sua vida profissional e dos seus planos e sonhos para próximos anos. Finalizou, de forma muito emocionada, deixando uma mensagem para os jovens pesquisadores presentes: "jamais abdiquem de seus sonhos pois fazer ciência em um país como o nosso é, antes de tudo, uma questão de crença".

Aproveitamos esta oportunidade para vincular novamente uma entrevista do Prof. Oswaldo para o site da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), onde podemos conhecer um pouco mais de sua biografia e realizações. Para ter acesso à entrevista, clique aqui. Caso queira conhecer as contribuições científicas do Prof. Oswaldo Alves acesse aqui.

Maria Isolete Alves
Manager Editor do Boletim LQES NEWS.

LQES NEWS, Ano XVI – no 375, 01 de setembro de 2017.