A importância da educação para o crescimento econômico.

É comum associarmos o crescimento econômico com o aumento da renda geral. Mas isso não é suficiente para definir o que é crescer economicamente? Este é o tema que Robert Solow, ganhador do Prêmio Nobel em 1987, investigou durante sua vida profissional.

Após 4 anos de pesquisa, em 1956, Solow publicou seu posicionamento no artigo “A contribuição para teoria do crescimento econômico”, no qual introduziu um modelo inovador intitulado “Solow-Swan model”. Ele propõe que o crescimento econômico a longo prazo está associado ao crescimento da população, a poupança (capital) e o progresso tecnológico (alusivo à inovação). Em parceria com Trevor Swan, economista australiano, eles criaram um modelo matemático que combina esses elementos para estudar o comportamento de países com características semelhantes. Dessa forma, foi possível estabelecer um padrão no desempenho dos países e formular uma hipótese em relação a taxa do PIB em função das 3 principais variáveis que ditam a função.

O economista, seguindo os estudos de Solow, procurou entender como a acumulação de capitais e a força de trabalho interagem e afetam a produção de bens e serviços. Para isso, ele combinou essas variáveis e percebeu que se desconsiderarmos o fator tecnológico, os países subdesenvolvidos ou emergentes teriam a tendência de ter um crescimento mais rápido do que países desenvolvidos. Analisando os dados, ele percebeu que essa correlação não necessariamente ocorre.

Na prática, isso é realmente perceptível: em 2016, por exemplo, o PIB dos EUA, uma economia desenvolvida, cresceu 1,6%, enquanto que o PIB do Brasil, país emergente, recuou 3,6%. Através do seu modelo estatístico, ele concluiu que aproximadamente metade do crescimento econômico não pode ser explicado pela mera acumulação de capital e força de trabalho.

Então, será que o desenvolvimento tecnológico – por representar a última variável do modelo – constitui uma grande parcela determinante do crescimento da economia?

Solow afirmou que a tecnologia aplicada aos meios de produção é um dos principais fatores para a expansão econômica. Dessa forma, em seu modelo, o capital está diretamente ligado com a tecnologia conhecida e à medida que a tecnologia vai se aprimorando, o capital novo fica mais valorizado quando comparado ao capital antigo.

Leia na íntegra: G1.