Vidros à base de Telúrio : LQES e LMV têm seus resultados reconhecidos e consolidados em Handbook

O interesse pelas propriedades químicas e físicas dos vidros à base de telúrio e de outros materiais não-cristalinos - especialmente suas aplicações potenciais nas áreas de optoeletrônica, tais como tecnologia laser e fibras ópticas -, data já dos anos 50, sendo que na literatura internacional constitui uma grande rubrica, denominada "Física e Química de Sólidos Não-Cristalinos".

Contrariamente aos sólidos cristalinos, cujas propriedades e estrutura são razoavelmente conhecidas, para os materiais não-cristalinos, incluindo os vidros à base de telúrio, muitas questões teóricas continuam em aberto e, de certa forma, amplificadas devido à falta de informações experimentais precisas e organizadas.

Em 2002, acaba de ser lançado pela CRC Press (Boca Raton, USA), o "Tellurite Glasses Handbook - Physical Properties and Data", de autoria do renomado professor Raouf El-Mallawany, que contempla esta importante família de vidros, ao tempo em que destaca vários dados, gráficos e discussões de trabalhos realizados pelo LMV - Laboratório de Materiais Vítreos e LQES - Laboratório de Química do Estado Sólido, ambos da Unicamp, na secção que discute as propriedades lineares e não-lineares na região do visível.

As colaborações entre o LMV, do Instituto de Física, coordenado pelo Prof. Luiz Carlos Barbosa, pioneiro no Brasil na fabricação de vidros à base de telúrio e o LQES, do Instituto de Química vêm, desde o fim dos anos 80, estudando vidros especiais, nos quais se incluem os vidros à base de telúrio. Tal colaboração prossegue atualmente no escopo do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica, um dos CEPIDs recentemente financiado pela FAPESP.

LQES, março 2002.

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco