Leucemia e Agente Laranja: ligação não somente clara, mas também reconhecida oficialmente.

A leucemia de mais alta incidência nos Estados Unidos é a CLL - Leucemia Linfocitária Crônica, da qual são diagnosticados cerca de 7000 casos anualmente. O Institute of Medicine, da National Academic of Sciences, acaba de publicar um dossiê que relaciona tal tipo de patologia à exposição ao Agente Laranja.

Durante a Guerra do Vietnã, as forças armadas americanas utilizaram largamente um produto esfoliante: nada mais, nada menos que o Agente Laranja. Pesquisas já haviam permitido mostrar seu papel no surgimento e desenvolvimento não só de certos tipos de câncer, mas também do diabetes e de malformações congênitas.

A CLL é classificada, segundo as categorias oficiais do Veterans Affairs Department, dos Estados Unidos, como leucemia. Assemelha-se, portanto, em muitos aspectos, aos linfomas não-hodgkinianos e à doença de Hodgkin. A associação desses dois grupos de afecções e as seqüelas da exposição a herbicidas já haviam sido efetivamente constatadas.

O Veterans Affairs Department se ocupa em seguir a pista dos possíveis, aproximadamente 1000 casos anuais de CLL, junto a antigos militares que participaram das guerras no Vietnã e no Camboja. Assim, basta um simples diagnóstico para que seja concedida à vítima uma pensão por invalidez, correspondente à gravidade do caso.

The New York Times, January 24, 2003. (Tradução/Texto - MIA)

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco