Realizada a síntese inorgânica de um hidrocarboneto.

Dos hidrocarbonetos sabe-se que são compostos que contêm unicamente carbono e hidrogênio. Quanto à origem dos mesmos, "tinha-se" como certo ser apenas uma: a lenta e gradual transformação da matéria orgânica. "Tinha-se", pois, a partir de agora, tem-se que estes também podem ser originários de processos inorgânicos.

Isso é o que nos asseguram pesquisadores da Universidade de Indiana (EUA), dirigidos por Henry Scott, cujos trabalhos apontam positivamente para essa possibilidade. Trata-se, como se vê, de um ponto primordial para a gestão humana de recursos energéticos.

Pesquisadores do Laboratório de Geofísica do Instituto Carnegie (Washington DC), lograram reconstituir as condições susceptíveis para gerar o metano debaixo da terra, a partir de elementos inorgânicos.

Para tanto, colocaram água, óxido de ferro (FeO) e calcita (CaCO3) em uma célula de tipo bigorna de diamante, um dispositivo de estudo de materiais a elevadas pressões. Descobriram, então, que, a pressões equivalentes àquelas existentes a 20.000 quilômetros sob a superfície da terra e uma temperatura ideal de 500oC, os átomos de hidrogênio da água, se combinam com os átomos de carbono da calcita para formar metano.

Agora, a próxima meta dos cientistas é a produção de hidrocarbonetos mais complexos, como o etano e o butano, a pressões ainda mais elevadas.

New York Times, September 14, 2004. (Tradução/Texto - MIA)

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco