Cuidado ! Paredes não têm apenas ouvidos : agora também têm olhos.

Esse "dom", absolutamente singular, foi conferido às paredes pela Simag. Trata-se de uma jovem empresa francesa, sediada em Marselha que, valendo-se de sua expertise em optoeletrônica e tratamento de imagem 3D criou uma nova tecnologia, a qual batizou como 3DFeelR.

A 3DFeelR, graças a um sistema de detectores ópticos associados a um computador é capaz de tornar "inteligente" qualquer superfície plana, operando o reconhecimento de gestos. Comparada às demais telas tácteis existentes no mercado, a nova tecnologia sai na frente, uma vez que não impõe qualquer limite de tamanho e nem de suporte.

Conforme o diretor de desenvolvimento da Simag, Christophe Chesnaud, "essa tecnologia cria uma nova geração de interface homem-ambiente, através de uma interação intuitiva pelo simples toque". Assim, a empresa acredita que "paredes, vitrines ou móveis podem tornar-se interativos".

E as possíveis aplicações da 3DFeelR não param por aí, podendo a mesma ocasionar uma verdadeira revolução nas telas de exibição, sendo utilizada nas mais diferentes áreas: grande distribuição, merchandising, museografia, etc.

Empresas japonesas como a NEC, NTT ou DNP já se beneficiaram, com sucesso, do primeiro produto oriundo dessa tecnologia, o Ubiq'windowTM, pórtico equipado com uma tela de plasma interativo. As empresas de turismo estão eufóricas com o novo produto, que utilizam para atrair seus clientes fazendo-os como que mergulhar em uma paisagem virtual.

Em fase de pré-comercialização na Europa, a nova tecnologia será conhecida pelo nome Digital FingerTM.

Site do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França, consultado em outubro de 2004, www.cnrs.fr. (Tradução/Texto - MIA)

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco