Proposta a criação de uma Escola Argentino-Brasileira de Nanotecnologia.

Pesquisadores brasileiros e argentinos que estiveram discutindo questões relacionadas com nanociência e nanotecnologia, na Reunião de Buenos Aires, concluíram pela necessidade e viabilidade de se criar uma escola especializada nesta área, unindo investigadores dos dois países.

José Monserrat Filho fala de Buenos Aires:

A Escola de Nanotecnologia seguiria a tradição inaugurada pelas Escolas de Informática e Biotecnologia, criadas na segunda metade dos anos 80, que produziram consideráveis resultados na formação de recursos humanos especializados.

A Reunião de Buenos Aires incluiu uma série de mesas e conferências sobre temas da nanociência e nanotecnologia, dos quais participaram os pesquisadores: Roberto Salvareza (UNPL, Conicet); Hernán Pastoriza (Cnea, Conicet); Lia Pietrasanta (Universidade de Buenos Aires - UBA); Andrea Baraga (UBA); Fernando Galembeck (Unicamp); Karen Hallberg (Cnea, Conicet); Laura Steren (Cnea, Conicet); Henrique Toma (USP); Galo Soler-Illia (Cnea); Adalberto Fazzio (USP); Alfredo Gontijo (UFMG); Silvia Guterrez (UFRGS); Oswaldo Luiz Alves (Unicamp); Elizabeth Jares (UBA, Conicet) e Ernesto J. Calvo (UBA, Conicet).

A proposta de criação da Escola Argentino-Brasileira de Nanotecnologia deve ser agora submetida aos ministérios de C&T e organismos de fomento à pesquisa dos dois países.

JC e-mail 2640, 04 de Novembro de 2004.

Nota do Managing Editor: Para maiores informações sobre o evento de Buenos Aires e a reunião que levou à proposta da criação do Centro Brasil-Argentina de Nanociências e Nanotecnologia, acesse o site http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=22845

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco