Rastreabilidade : variedade, região de origem e química do arroz podem ser reveladas pela sua emissão de luz.

A checagem da qualidade e pureza do arroz poderá ser mais fácil graças ao sistema de imagens por fotoluminescência (PL), que pode revelar qualquer contaminação ou não- uniformidade. Cientistas japoneses têm mostrado que a emissão verde-azulada (365 nm) apresentada pelo arroz excitado com radiação ultravioleta (UV) indica o seu tipo, origem e sua quantidade de mineral.

O arroz é simplesmente iluminado com luz UV de uma lâmpada de mercúrio, e o sinal fotoluminescente resultante, coletado por uma câmera CCD contendo filtros, é analisado por um computador. Esquemas ópticos similares já foram utilizados para checar a maturação de frutas.

O grupo de pesquisa da Universidade de Toyo (Japão), em seus experimentos, verificou ser possível poder distinguir sucessivamente entre grãos pegajosos (glutinosos) e não-pegajosos (akika-komachi e koshihikari). A intensidade do sinal é dependente da origem e do valor nutricional do arroz.

"Variações da atmosfera local sobre as plantações, como temperatura, luz do sol, vento e precipitações atmosféricas que exercem influência sobre o crescimento das plantas parecem ser responsáveis pelas variações", dizem os pesquisadores do Sensor Photonics Research Center em artigo sobre o assunto, publicado na revista Review of Scientific Instruments 76 073702 2005, (publicado on-line em 23 de julho).

"É também razoável admitir que a quantidade relativa de amilopectina e amilase, concentração de aminoácidos e minerais inorgânicos, tais como sódio e potássio, podem influenciar a intensidade da fotoluminescência do arroz".

A rapidez e a natureza não-invasiva desse processo de inspeção fazem com que ele possa ser ideal para uso em ambiente industrial.

Optics.org, July 21, 2005 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: Para utilização do método na avaliação do amadurecimento de frutas, veja: http://optics.org/articles/news/11/5/23.

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco