Magnésio e água, literalmente, têm a força !

No Tokyo Institute of Technology (Japão), um grupo de pesquisadores usou a reação química entre a água e o magnésio para desenvolver um protótipo de um motor experimental que gera uma força de rotação a partir da reação química entre essas duas espécies químicas.

Os pesquisadores construíram um cilindro metálico com uma entrada de água na parte inferior e duas saídas na parte superior, as quais apontam em direções opostas. O cilindro é enchido com pedaços de magnésio e aquecido a 600o C. Quando a água é acrescentada, a mesma reage com o magnésio para formar óxido de magnésio e hidrogênio, conforme a reação: Mg + H2O ® MgO + H2.

Metal Magnésio finamente dividido.

Créditos: Van der Krogt

É produzida nessa reação uma força propulsiva, provocada pela saída dos dois gases do cilindro, fazendo com que este gire sobre seu eixo. O hidrogênio reage então com o oxigênio do ar para formar vapor de água.

Como se observa, esse motor não faz uso de energia fóssil e, o que é excelente, não emite dióxido de carbono, sem falar que o óxido de magnésio resultante da reação pode ser reciclado!

A Mitsubishi Corporation e o Tokyo Institute of Technology estão agora trabalhando em um projeto de colaboração: o "Entropia Laser Initiative", para reciclar o óxido de magnésio pela exposição do mesmo a um laser que funciona a energia solar.

The Nikkei Business, april, 2006 (Tradução/Texto - MIA).

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco