Au-Si formam uma liga metálica líquida muito especial.

Uma equipe do Argonne National Laboratory (EUA) acaba de publicar resultados surpreendentes sobre a estrutura da liga ouro-silício (Au 82% - Si 18%). Trata-se de uma liga particular, em vários sentidos. É uma liga chamada eutética, porque sua temperatura de fusão é mais baixa que a temperatura de fusão de cada um de seus componentes. Por outro lado, é uma liga "líquida", uma vez que não há organização periódica de seus átomos, contrariamente à maioria dos metais que apresentam uma estrutura cristalina.

Superfície resfriada de uma liga de Au-Si.

Créditos: Harvard University (EUA)

Sabe-se, há uma dezena de anos, que os metais "líquidos" possuem duas a três camadas atômicas ordenadas em sua superfície, mas não apresentam ordem cristalina em todo o volume. O trabalho da equipe de Oleg Shpyrko mostra que a liga Au-Si apresenta uma estrutura mais ordenada, numa espessura de 7 a 8 camadas atômicas na superfície, particularmente única na família das ligas líquidas, e ainda que a primeira nanocamada de superfície apresenta um arranjo atômico comparável a aquele geralmente encontrado nos metais "sólidos".

Tratam-se de resultados importantes para a compreensão da interação de dois metais em escala atômica. O estudo dessa liga necessitou de várias técnicas de difração de raios X, realizadas graças ao potente síncrotron do Argonne National Laboratory.

Futura, 25 Juillet, 2006 (Tradução - MIA).

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco