LEDs e tubos de néon ajudam a conservar as plantas.

A Tsurumi Floriculture Auction Co. - em associação com a Matsushita Electrics e a Iwantani Materials -, desenvolveu um sistema baseado na utilização de LEDs (diodo eletroluminescente) e de tubos fluorescentes de néon, a fim de conservar vegetais quando de seu transporte.

Na fase de preparação, as flores e outras plantas são habitualmente empacotadas em caixas de papelão e mantidas a baixas temperaturas (10 a 15 graus Celsius), por uma semana. O novo sistema prevê a instalação de LEDs e de lâmpadas de néon sobre estantes de um carro especialmente equipado, depois de programar sua iluminação com um aparelho liga-desliga, simulando dessa forma as alternâncias dia/noite. A alimentação do sistema é feita graças a uma bateria incluída no carro, o que permite aumentar a mobilidade do conjunto.

LEDs e lâmpadas de néon para conservar plantas e vegetais.

Créditos: Enerzine

Os LEDS são componentes eletrônicos que produzem uma radiação monocromática incoerente, a partir de uma tensão fraca, sem aquecimento, com um rendimento bastante superior àquele de uma ampola "clássica" incandescente. Segundo a empresa, isso permite prolongar a vida dos vegetais por até duas semanas e realizar substanciais economias de energia em se livrando da refrigeração de caixas de vegetais (os LEDs e os tubos consomem pouquíssima energia). A intensidade de iluminação poderá mesmo ser ajustada em função do tipo de planta.

Asahi Shimbun, november 01, 2006 - Press Release da Matsushita Electric Works (Tradução - MIA).

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco