Dessalinização : a nanotecnologia oferece método rápido e eficiente para transformar a água do mar em água doce.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália descobriu uma maneira de remover o sal da água do mar usando nanotubos de boro e nitrogênio (denominados nanotubos de nitreto de boro ou BN) dispersos em uma membrana de nitreto de silício. O método seria cinco vezes mais rápido do que os métodos atuais em uso.

Os pesquisadores Dr. Tamsyn Hilder, Dr. Dan Gordon e o líder da equipe Professor Shin-Ho Chung, do grupo de Biofísica Computacional da Universidade Nacional da Austrália propõem uma maneira de eliminar todo o sal da água do mar, mantendo altas vazões de água, o que certamente contribuirá para equacionar o problema da escassez de água que hoje é enfrentada por 25% da população mundial.

Com o crescimento populacional e as mudanças climáticas limitando os reservatórios de água doce, a dessalinização e a desmineralização estão se tornando soluções cada vez mais realizáveis. Entretanto, existe uma necessidade urgente para que o processo de dessalinização se torne mais eficiente e mais barato do que os realizados pelos métodos atuais. Dispositivos nanotecnológicos para purificação de água, similares àquele proposto por Hilder, Gordon e Chung, se apresentam com um grande potencial para revolucionar a área de dessalinização de água.

"Nanotubos de nitreto de boro podem ser definidos como tubos cilíndricos constituídos de átomos de boro e nitrogênio", diz Dr. Hilder. "Esses nanotubos são incrivelmente pequenos, com diâmetros menores que um bilionésimo do metro, ou 10.000 vezes menores que o diâmetro de um fio de cabelo."

Nanotubos de Nitreto de Boro.

Créditos: DCMP.

"Os métodos atuais utilizados no processo de dessalinização forçam a água do mar a passar através de um filtro usando uma quantidade de energia quatro vezes maior que a necessária. Durante o processo de dessalinização, o sal deve ser removido de um lado do filtro para evitar um consumo maior de energia para bombear a água."

"Usando os nanotubos de nitreto de boro e a mesma pressão operacional dos métodos atuais de dessalinização, podemos atingir 100% de eliminação do sal para concentrações duas vezes maiores que a da água do mar e fluindo quatro vezes mais rápido, o que significa um processo de dessalinização muito rápido e muito mais eficiente."

Hilder, Gordon e Chung usaram ferramentas computacionais para simular a água e o sal movendo-se através do nanotubo. Eles encontraram que os nanotubos de nitreto de boro não apenas removem o sal, mas também realizam essa tarefa com fluxo de água extraordinariamente rápido, com velocidade comparável aos canais biológicos de água naturalmente encontrados no corpo.

"Nossa pesquisa também sugere a possibilidade de engenheirarmos nanotubos simples que imitam algumas das funções dos complexos nanotubos biológicos ou nanocanais", diz o Professor Chung. Segundo ele, o trabalho continuará buscando explorar essas possibilidades com maior profundidade. Estes dispositivos, uma vez fabricados, poderão ser usados com antibióticos, drogas anti-cancerígenas e em detectores ultra-sensíveis.

Australian National University (Tradução - AGS).

Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia, de título "Salt Rejection and Water Transport Through Boron Nitride Nanotubes", de autoria de T. A. Hilder, D. Gordon e S.-Ho Chung foi publicado, on-line, na revista Small, 2009 e pode ser acessado no link http://dx.doi.org/10.1002/smll.200900349.

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco