Nanotecnologia : uma revolução em marcha.

As áreas de aplicação das nanotecnologias nas Ciências da Vida são de uma grande diversidade, indo desde a reparação tissular, passando pela luta contra o câncer até a utilização de medicamentos. Assim, a vetorização farmacêutica permitirá conceber um tratamento feito diretamente para um órgão, associando o medicamento a uma nanopartícula. Com as terapias gênicas, os nanovetores poderão também facilitar as transferências de genes. Enfim, as pesquisas sobre os nanoimplantes e as próteses poderão levar a aplicações revolucionárias.

Os economistas consideram que as nanotecnologias poderão ser a origem de uma nova revolução industrial para o século XXI. A National Science Foundation, NSF, dos Estados Unidos, prediz que, em 2015, a nanotecnologia produzirá a metade da gama de produtos farmacêuticos. O lucro mundial gerado atingirá 1 trilhão de euros/ano em 2010-2015, segundo a Comissão Europeia. Este crescimento poderá gerar o emprego direto de mais de 2 milhões de pessoas. Na França, o governo acaba de destinar 70 milhões de euros para um plano Nano-Innov, lançado pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa. Ele visa permitir à indústria francesa "ser bem sucedida na virada das nanotecnologias".

Ilustração de sistema de "entrega de fármacos" usando Nanotecnologia.

Créditos: Accelrys.

Não obstante, apenas 3% dos fundos destinados à pesquisa estão relacionados com estudos sobre a toxicidade dos nanomateriais. Um valor tanto mais inquietante, uma vez que se conhece muito pouco acerca do impacto das nanotecnologias sobre a saúde e o meio ambiente. E, no momento, nenhum país dispõe de regulamentação para reger as questões de segurança fundamental na escala nanométrica.

FranceSoir (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração apresentada nesta notícia não faz parte da matéria original, tendo sido obtida em www.google.com.

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco