LQES NEWS - Ano IV - número 89 - 02 de outubro de 2005.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Ainda mais sobre o Biphor : grande "case" brasileiro de transferência de tecnologia, envolvendo a Unicamp e o grupo Bunge.
Conheça mais detalhes dessa exitosa história, seus números, seus desdobramentos e, sobretudo, a quebra de paradigma que representa.

# Para quem tem hipertensão, pela manhã o risco é maior.
Telmisartana é o nome da substância que entra no mercado para minimizar os riscos.

# Nova arma promete reduzir a mortalidade infantil : uma dose semanal de zinco.
Segundo pesquisadores, o zinco reduziu consideravelmente não só os casos de pneumonia e outras infecções respiratórias, como também de diarréia.

# Nanolitografia poderá permitir grande avanço na fabricação de materiais poliméricos nanoestruturados.
Procedimentos de fabricação empregados em tecnologia da informação, medicina e ciências ambientais, além do custo baixo, muito terão a ganhar com a nanolitografia.

# Mais um passo na direção da Química Verde : solventes "líquidos-
iônicos".

Além de eficientes e de contribuir com a causa ecológica, tais substâncias são, ainda, mais econômicas.

# Lavoisier continua em alta : papel que respeita o meio ambiente faz uso da palha.
Finlandeses, da empresa Chempolis, desenvolvem tecnologia inovadora, aproveitando resíduos agrícolas.

# Pesquisa com células-tronco realizada na Bahia gera resultado clínico inédito.
Pacientes brasileiros que lutam contra a doença e o tempo, aguardando na fila por um transplante de fígado, já podem ver uma luz no fim do túnel : foi feito na Bahia, com êxito, o primeiro transplante de células-tronco em paciente com cirrose.

* Pontos de Vista

# LQES Website ultrapassa a marca histórica de 1000 aderentes !
Editorial do Scientific Editor comenta resultado de grande significado para a continuidade do Projeto.

* LQES Responde
# Rastreando os traços escritos da ciência : o caderno de laboratório.
Conheça um pouco mais sobre essa fundamental e importante forma de registrar os resultados dos trabalhos científicos.

LQES NEWS - Ano IV - número 90 - 17 de outubro de 2005.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Isoladores Mott x chips de silício : quem ganha a batalha ?
Pesquisadores sul-coreanos levantam a questão e já falam num mercado mundial de 100 bilhões de dólares.

# Televisores de telas planas mais baratos ? Os nanotubos de carbono aceitam o desafio.
Novas lâmpadas baseadas em nanonotubos permitem que a retroiluminação ganhe em eficiência.

# Stm6 - alga mutante que produz hidrogênio : e, bastante !
Pesquisadores alemães e australianos conseguem tal feito que pode estar abrindo as portas para a produção do "Bio-hidrogênio".

# Novo tipo de reação enantioseletiva.
Resultados publicados na revista Nature mostram que já é possível controlar reações fotoquímicas com ajuda de catalisadores.

# Da vaca para um gerador de corrente elétrica.
Equipe da Ohio State University (EUA) mostrou ser isso possível, usando culturas de bactérias provenientes do rúmen do bovino.

# Empresa canadense apresenta solução para o controle de contaminações por cianobactérias tóxicas.
Novo sistema tem capacidade de detectar de 5-10 bactérias em 1 ml de água, sem necessidade de pré-concentração.

# Regulamentação da Lei de Inovação.
Presidente Lula assina Lei que regulamenta Inovação.

# Pesquisadores brasileiros apresentam comunicações científicas na Academia de Ciências da França.
Fernando Galembeck, Oswaldo Alves e Henrique Toma falaram de nanotecnologia e química supramolecular.

*LQES Cultural

Cultura da Química
# História e Laureados com o Prêmio Nobel de Química.
A História do Prêmio Nobel e as contribuições de cada um dos agraciados, em Química, até 2005.

* LQES Responde
# Glossário LQES
Conheça e consulte o Glossário LQES. São centenas de verbetes, de A a Z, inseridos na cadeia de conhecimento dos assuntos pautados pelo LQES Website e LQES NEWS.