LQES NEWS - Ano IV - número 83 - 01 de julho de 2005.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Arte/ciência imitam a vida : as nanoflores !
Construção de estruturas denominadas nanoflores é uma etapa importante no desenvolvimento de materiais nanoestruturados 3D.

# Microscópio de força atômica para estudos em meios líquidos.
Pesquisadores da Universidade de Zhejiang (China) conseguiram tal feito.

# China : 2a colocada nas Nanotecnologias !
Estudo da Amsterdã School of Communications Research (ASCR), da Holanda, confirmam a prestigiosa performance chinesa nos estudos de Nanociência e Nanotecnologia (N&N).

# Nova geração de cremes solares contendo fragmentos de DNA.
Testes feitos com cobaias apresentaram resultados muitíssimo animadores.

# Acadêmico recebe Prêmio Fritz Feigl.
A entrega do Prêmio foi feita em cerimônia alusiva ao Dia Nacional do Profissional da Química, realizada em 17 de junho, na sede do Conselho Regional de Química, em São Paulo.

# Jack Kilby, inventor do microchip, morre aos 81 anos.
A Eletrônica está de luto !

# Bengala "informa" deficientes visuais sobre proximidade de obstáculos.
Bengala poderá vir a "enxergar" pelos deficientes visuais !

# A decisão é final : ITER (Reator Internacional Termonuclear Experimental) será construído em solo francês !
Acordo assinado em Moscou define como sede a cidade de Cadarache. Uma importante notícia no Ano Mundial da Física.

# São Paulo sedia o maior evento em Nanotecnologia realizado na América Latina.
Trata-se de uma oportunidade ímpar para que academia e setor produtivo possam estabelecer laços de cooperação importantes nesta estratégica e instigante área do conhecimento.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Brasil pode produzir remédio contra Aids (Sida) em 10 meses, estima Ministério.
O argumento do Ministério da Saúde para a quebra de patente é a garantia da sustentabilidade do programa antiaids. André Vieira, do jornal Valor Econômico, discute as origens do conflito.

* LQES Responde
# Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos.
Conheça o Guia editado pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde do Brasil. Trata-se de uma publicação oficial, destinada à orientação técnico-científica para o setor (em PDF).

LQES NEWS - Ano IV - número 84 - 16 de julho de 2005.

Sob a rubrica Em Foco estão reunidos assuntos pautados na seção Novidades de C&T&I, específicos e/ou inter-relacionados.

Os Editores do Boletim Eletrônico LQES NEWS consideram que tais informações serão de grande valia para todos aqueles que estudam, trabalham ou têm interesse pelos diferentes temas tratados no Boletim. Assim, oportunizam tais acervos, reunindo todas as notícias veiculadas pelo Portal LQES, desde sua criação, em março de 2001, propiciando uma avaliação geral - embora que, certamente, incompleta -, dos avanços de diferentes, relevantes e modernas áreas do conhecimento.

Neste número, Em Foco versa sobre FÁRMACOS, MEDICINA E SAÚDE.

São mais de 130 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS.

Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Semicondutores podem dar novos saltos graças aos nanotubos.
Nanotubos de Carbono podem ser mais rápidos (condutividade) que o Cobre. Já se pensa em utilizá-los em chips.

# "Ofuscar" as lâmpadas tradicionais é com o novo diodo luminescente !
O novo diodo "Ostar Lighting", da Siemens, apresenta eficiência de 120 lúmens/watt e pode durar até 50 000 (cinqüenta mil !) horas.

# Novo antibiótico ? Seja bem-vindo !
Evento raro é a chegada de um novo antibiótico ao mercado. Que ele possa ser bem acolhido.

# Vencida mais uma dificuldade : nanotubos semicondutores podem ser isolados !
O desafio foi encarado por cientistas coreanos que, graças a uma nova tecnologia, conseguiram a separação de nanotubos semicondutores.

# Nanofibras podem, agora, ser usadas em tecelagem !
Graças à técnica de eletrofilagem, nanofibras podem produzir um fio contínuo, pronto para ser tecido.

# Embalagens TetraPak : novo método para reciclagem.
Start-up da Universidade de Cambridge desenvolve tecnologia baseada na pirólise induzida por microondas.

# Administração de insulina por via oral - mais eficaz, mais fácil !
O desconforto de alguns diabéticos - ter que se submeter diariamente a injeções de insulina -, pode ser amenizado.

# Rumos nanotecnológicos.
Para Galembeck, o Brasil deve focar mais seus investimentos em nanotecnologia.

# Sistema à base de nanopartículas de ouro funcionalizadas abre novas perspectivas para a liberação controlada do antitumoral violaceína.
Sistema desenvolvido por pesquisadores da Unicamp, além de resolver o problema da solubilidade é, ainda, altamente seletivo.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Integridade científica no Brasil.
"Será ingenuidade admitir que um país tão maculado por corrupção, nos mais diversos níveis, tenha conseguido o milagre de ver somente os honestos se dedicarem à pesquisa científica". Artigo de Eliane S. Azevedo, Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia.

# Como determinar os pigmentos usados nas iluminuras das bíblias de Gutenberg ?
A espectroscopia Raman consolida mais uma aplicação : o estudo de obras de arte antigas.

* LQES Responde
# Glossário LQES
Conheça o Glossário LQES. São mais de 250 termos, de A-Z, que podem não só enriquecer a sua leitura, como também aumentar seu vocabulário e entendimento sobre os tópicos tratados pelo LQES NEWS e LQES Website.