LQES NEWS - Ano IV - número 77 - 01 de abril de 2005.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Atometrônica : uma disciplina do futuro que explora os átomos frios.
A-to-me-trô-ni-ca : o nome parece inusitado para alguns, esquisito para outros, mas a técnica que ele nomeia é instigante. Veja !

#Às voltas com o diabetes ? Troque a picada diária por uma cápsula.
Trata-se exatamente da troca tão sonhada por insulino-dependentes : a ciência corre para realizar esse sonho.

# Nanotecnologias : infinitamente pequenos que vêm se tornando mais e mais "grandes" !
Os infinitamente pequenos - da ordem do nanômetro : bilionésima parte do metro ! -, já trazem em si a promessa do "grande".

# Proteínas nitradas, causadoras de alergias, são "privilégio" apenas de ar poluído ?
Quais as origens moleculares presentes na "ligação" alergia/poluição ? Essa é uma pergunta que se fazem pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (Alemanha), que vêm tentando oferecer uma explicação.

# De que rato estamos falando: do mamífero roedor ou do mouse?
O Tropes, motor de pesquisa semântica, desenvolvido por dois romenos, possibilita análise de conteúdo de romances, notícias, etc., e responde - e muito bem -, a perguntas como a feita acima.

# TOPCOMBI : a experimentação automatizada aplicada à Química.
Química Combinatória alarga seus horizontes.Depois dos fármacos, começa a ter impacto sobre a obtenção de materiais e avança sobre os processos químicos.

# O Acadêmico C.N.R. Rao recebe o Dan David Science Prize.
Professor Rao foi escolhido por ser considerado um dos maiores estudiosos do mundo em química do estado sólido e materiais. Ele é membro da Academia Brasileira de Ciências.ue é isso ? Só lendo !

# Parcerias...
Artigos sobre estratégia e desenvolvimento para ciência, tecnologia e inovação; prospecção tecnológica; estudos sobre biocombustíveis, etc. são tratados no novo número de Parcerias Estratégicas, revista publicada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), que acaba de ser lançado.

# Lei de patente para remédios na Índia preocupa países pobres.
As organizações humanitárias estão preocupadas com as mudanças introduzidas com a aprovação, na Índia, em 23 de março, da nova lei para limitar a fabricação de genéricos. Elas temem que a lei dificulte o acesso dos países pobres a tratamentos mais baratos.

* Pontos de Vista

Entrevista
# "Só recentemente foi lançado o primeiro fitoterápico brasileiro". (...) Entre a floresta e o medicamento há um grande fosso".
Ângelo da Cunha Pinto, Professor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai fundo na questão dos Produtos Naturais.

LQES NEWS - Ano IV - número 78 - 16 de abril de 2005.

* Em Pauta

Novidades de C&T&I e do LQES
# Alellyx mapeia genoma do vírus da leprose dos citros.
Segundo a Alellyx - empresa de pesquisa e desenvolvimento, financiada pela divisão de novos negócios, do Grupo Votorantim -, "é possível desenvolver vacinas contra o mal e mesmo plantas transgênicas resistentes a ele".

# CNPq presta homenagem a pesquisadores e parceiros.
30 pesquisadores e 18 parceiros receberão homenagem do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil), pela contribuição dada à ciência e tecnologia no ano de 2004.

# Pós-graduando do Departamento de Física da UFC (Universidade Federal do Ceará) tem trabalho premiado no último congresso da Materials Research Society (EUA).
Bolsista do Programa de Doutoramento Sanduíche da CAPES ganha distinção com estudo sobre o material denominado "carbon foam".

# Tese realizada no LQES versa sobre pós e filmes finos de óxidos mistos, do tipo pirocloro, obtidos pelo processo de decomposição de precursores metalorgânicos (MOD).
Trata-se da trigésima segunda tese defendida no Laboratório de Química do Estado Sólido, da Unicamp, em seus quase 20 anos de existência.

# "Tijolos Fotovoltaicos" : boa maneira de captar e conduzir a energia
solar.

Pesquisadores espanhóis trabalham na integração de células fotovoltaicas em materiais cerâmicos.

# É ver pra crer : bateria recarregável em 1 minuto !
Avanços da Toshiba com materiais nanotecnológicos permitirão à empresa colocar no mercado (2006) uma pequena, mas poderosa bateria, recarregável em 1 (hum) minuto.

# Novos e mais eficazes tratamentos quimioterápicos.
Resistência de células cancerosas ao tratamento quimioterápico pode, em breve, ser quebrada, prometem pesquisadores canadenses.

# Mercado de semicondutores chinês apresentou o maior crescimento do mundo.
Na China, tudo cresce exponencialmente ! Apenas à guisa de exemplo, vale citar que, entre 2000 e 2004, o mercado de chips eletrônicos desse país cresceu mais de 30% ao ano.

# Néosac : o saco plástico de bem com a natureza !
Quantos sacos plásticos, aproximadamente, seriam distribuídos no mundo ? Acredita você que é um número as-sus-ta-dor, não é ? Que tal se os mesmos fossem biodegradáveis ? Impossível ? Não ! Chegou o néosac.

* Pontos de Vista

# A Nanotecnologia cumprindo suas promessas.
Texto de Oswaldo Luiz Alves, Editor-Científico do Boletim Eletrônico LQES NEWS, faz um levantamento dos produtos "dez mais", respondendo à questão : "Quais os produtos gerados pela Nanotecnologia ?

* Vivência LQES

LQES Index
# Sistema SI : Unidades, Símbolos e Prefixos.
Trata-se de um conjunto de informações que poderão ajudá-lo a compreender melhor e escrever corretamente as unidades de medidas adotadas no Brasil.

Monografias LQES
# Nanotubos de Carbono : Preparação e Caracterização.
A Monografia, realizada por Odair Pastor Ferreira, trata dos diferentes métodos de preparação e caracterização desta nova forma de carbono : os nanotubos.