LQES NEWS - Ano IX - número 187 - 16 de janeiro de 2010.

* Especial

Nesse primeiro número de 2010, apresentamos as TOP NEWS do ano 2009 do LQES NEWS. Realmente, no ano que passou foram superados muitos desafios científicos e tecnológicos que merecem ser novamente destacados. Esperamos que, em 2010 - a despeito das dificuldades anunciadas -, o espírito humano continue a gerar novos e conseqüentes conhecimentos, que redundem em benefícios para a humanidade. Sempre é possível continuar : PENSANDO GLOBAL e AGINDO LOCALMENTE !

Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor

# Fibrose cística na mira dos quantum dots.

# Vem do Canadá a primeiríssima regra nacional obrigatória sobre a Nanotecnologia.

# Um teste de urina poderia ser o suficiente para detectar um câncer da próstata.

# Clonagem pode ser a chave para controle da quiralidade na produção de nanotubos de carbono.

# Para além dos números...

# Novo catalisador converte gás carbônico em metanol.

# Edifícios cobertos com algas ? Sim : para produzir biocombustível !

# Seria a platina um elemento "alienígena" ?

# Nanotubos de carbono : promissores como fertilizantes para plantas ?

# Nariz eletrônico "fareja" câncer de pulmão.

# Nanopartículas que mimetizam moléculas de HDL colesterol.