Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano IX - número 193 - 18 de abril de 2010.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Grafeno para resfriar computadores ?
Pesquisadores americanos e franceses conseguiram melhorar a dissipação de calor nos componentes eletrônicos usando este material.

# Turbina marinha na Amazônia.
Empresa escocesa testa dispositivo concebido para captar energia em rios de fluxo lento.

# Nanotubos de carbono ionizam individualmente átomos ultrafrios.
Pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) observaram a captura e ionização de átomos individuais perto da parede lateral de um único nanotubo.

# Nanotecnologia : uma revolução em marcha.
A National Science Foundation, dos Estados Unidos, prediz que, em 2015, a nanotecnologia produzirá a metade da gama de produtos farmacêuticos.

# Imitando os processos naturais do corpo humano.
A nanotecnologia é usada para descobrir um meio de imitar os processos fisiológicos naturais do organismo, notadamente a criação de vasos sanguíneos.

# Nanotecnologia chega à casa dos consumidores brasileiros.
Empresas como Biolab, Natura e Embrapa investem em inovação no setor e patenteiam novas tecnologias. Aplicações vão de cosméticos a roupas, passando por equipamentos esportivos.

* Pontos de Vista

# Resíduo é matéria-prima para sustentabilidade no mercado.
Com recursos da Finep e, em parceria com universidades, a Cetrel pesquisa reaproveitamento dos rejeitos industriais. A empresa investe 7% do seu faturamento em inovação tecnológica.

LQES NEWS - Ano IX - número 192 - 05 de abril de 2010.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Mais de 18.000 acessos : Top 10 Most Accessed Article !
Trabalho de autores brasileiros publicado na revista Journal of Nanobiotechnology (Open Acess) envolveu a produção de nanopartículas de prata usando fungos.

# Mais uma proeza do grafeno : gerador de Lasers ultrarrápidos de banda larga.
O desenvolvimento foi feito por pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e do CNRS (França).

# Uma nova rede de comunicação : o corpo humano.
Pesquisadores da Universidade de Seul (Coréia do Sul) transmitem informações de um captador a outro via sinais gerados na pele.

# A bactéria é anaeróbica, mas produz oxigênio.
Pesquisadores franceses do CEA conseguiram verificar a produção endógena de oxigênio.

# O saser, laser sônico, já é realidade !
Da combinação das idéias de fônon e fóton pesquisadores chegam aos primeiros lasers sônicos.

# Empresa inova com cosméticos à base de óleo de avestruz.
Aberta após dois anos de pesquisa, a Ostrich Cold Cream lança linha de produtos naturais.

* Pontos de Vista

# A propósito dos 9 anos do Boletim Eletrônico LQES News.
Editorial do Scientific Editor.