LQES NEWS - Ano IX - número 191 - 16 de março de 2010.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Combustíveis limpos ? Experimente casca de laranja e jornal velho !
Restos do quotidiano, como cascas de laranja e jornal velho, podem resultar no biocombustível etanol.

# Já é possível - e viável - plantar árvores no deserto !
Testes de plantação de árvores no deserto do Marrocos atestam : a taxa de sobrevivência das árvores é de 88,2%.

# Andando de bicicleta sem pedalar ?
Sim, graças à bicicleta elétrica, sem bateria, alimentada por uma pilha a combustível !

# 4ª CNCTI irá debater os rumos da inovação no País.
Conferência é boa oportunidade para que Governo e empresários, entre outros, façam balanço do quadro atual da inovação no Brasil e discutam uma política de Estado para os próximos anos.

# Bactérias intestinais revelam segredos genéticos.
Hóspedes do intestino humano, bactérias comportam 150 vezes mais genes que o genoma humano.

# Cientistas testam a teoria de espalhamento Mie para nanopartículas.
Os cálculos são convincentes, mas, é ver para crer ! Esse foi o pensamento que motivou o trabalho de estudantes da Rice University (EUA), que decidiram colocar em teste cálculos realizados mais de um século atrás.

LQES NEWS - Ano IX - número 190 - 01 de março de 2010.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Mesmo com crise, crescem pedidos brasileiros de patentes no exterior.
Apesar do quadro alentador apontado pelo INPI, a situação precisa melhorar muito.

# Silicone no corpo pode produzir eletricidade...
Pesquisadores americanos associam o polímero a uma cerâmica piezoelétrica e, com isso, ganham flexibilidade e geração de eletricidade.

# A pintura solar pode estar chegando !
Sua parede será pintada e, ao mesmo tempo, custos ligados à energia serão reduzidos ! É possível ?

# Transistor pode imitar uma sinapse.
Um transistor "de memória" oferece nova pista para construção de uma calculadora inspirada no funcionamento do cérebro.

# Menor sensor solar do mundo mede 9 mm3 !
Pesquisadores da Universidade de Michigan desenvolveram o menor sensor do mundo, alimentado a energia solar, capaz de funcionar quase sem interrupção.

# Célula solar eficiente e econômica : nova proposta da IBM.
Pesquisadores da IBM aumentaram a eficiência de novo tipo de célula solar, constituída de mais de 40% de materiais baratos e não raros.

# Nanocatalisadores : mais "verde" a fabricação de produtos químicos.
A idéia é reduzir o uso de metais pesados, custosos e tóxicos.